Empresa júnior da área de engenharia civil e arquitetura da Unicamp expande atuação

Autoria
Equipe da Projec
Parte da equipe da Projec. Foto: acervo da empresa

A Projec, empresa júnior de estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, obteve um expressivo crescimento na execução de projetos no ano de 2019, chegando a 36 trabalhos desenvolvidos. O aumento representa um incremento de 11 projetos em relação a 2018 e vem sendo obtido gradualmente, já que até 2015 a empresa não ultrapassava a média de dez. Um dos destaques de atuação, em 2019, foi o trabalho voltado ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida, realizado para a HM Engenharia.

Em 2020, a construtora deve aplicar o projeto em cinco mil unidades, no estado de São Paulo, impactando em moradia para pelo menos 15 mil pessoas. O Minha Casa Minha Vida geralmente é um caixote, bem impessoal. Nós buscamos trazer questões inovadoras, com um olhar um pouco mais visual e mantendo um custo baixo, permitindo que as pessoas de baixa renda possam comprar. A grande sacada foi pensar em como fazer com que as pessoas se orgulhassem de morar lá”, afirma Leonardo Inhan, diretor presidente da Projec e estudante de Engenharia Civil.

O desempenho dos estudantes neste trabalho é elogiado pela HM, que destaca o comprometimento na execução. “O trabalho com a Projec foi nossa primeira atuação com uma empresa júnior e a experiência foi muito válida pela ótima interação que tivemos. Nos impressionamos com o nível de pesquisa, conhecimento acadêmico e de aprofundamento dos participantes do projeto”, afirma Jordana Albuquerque, superintendente de Gente e Gestão da HM Engenharia.

O reconhecimento também é percebido na avaliação dos demais clientes: 81% dos projetos receberam deles nota nove ou 10 entre 2018 e 2019. Para Leonardo, esses resultados são fruto da experiência da Projec e da ânsia por aperfeiçoamento. “Somos uma das empresas juniores mais antigas do Brasil e isso permite que a gente tenha muita bagagem para executar projetos. O que fazemos hoje tem muita novidade, mas tem muita coisa que as gestões passadas aprenderam, realizaram, entregaram e isso é bom para a gente, pois temos já um nome em Campinas”.

Ampliando a atuação

Leonardo Inhan, diretor presidente da Projec
Oferta da execução de obras, além da incorporação de projetos comerciais e corporativos, deve alavancar maior crescimento da Projec em 2020, segundo diretor da empresa

Constituída atualmente por uma equipe de 45 pessoas, a Projec almeja ampliar a atuação em 2020, mas o principal, segundo Leonardo, é manter o foco da empresa, cuja missão é impactar positivamente na vida das pessoas, agindo diretamente na realização de seus sonhos.

Para obter a expansão na atuação, o estudante explica que houve uma mudança no foco nos últimos anos, já que na origem da Projec os trabalhos eram primordialmente em projetos residenciais e hoje abrangem também as áreas comerciais e corporativas. “A partir de 2016, fizemos mudanças internas em termos de estrutura, dinâmicas organizacionais, começamos a olhar mais para vendas para ganhar escala e crescer”.

Além disso, a partir de agosto de 2019, a empresa passou a oferecer a execução de obras, prospectando clientes nessa área para 2020. “Acredito que em 2020 conseguiremos consolidar o modelo de construção e seremos a única empresa júnior que oferece os serviços de execução da obra, desde o projeto até a entrega da chave”, diz Leonardo.

No portfólio da Projec, constam também projetos como a sede da LiveHere em Campinas, as sedes de duas outras empresas juniores da Unicamp (Economica e Motriz), loja de chocolates, projetos residenciais e empreendimentos de pequeno porte.

Propiciando experiência prática

As empresas juniores brasileiras começaram a ser criadas em 1988, influenciadas pelo movimento francês de estudantes que reivindicava, desde a década de 1960, maior experiência prática na formação do ensino superior. Regulamentadas pela Lei 13.267/2016 no Brasil, elas se constituem como empresas sem fins lucrativos e podem ser criadas por estudantes de ensino superior ou técnico.

Para Leonardo, a empresa júnior possibilita uma experiência prática importante, já que os estágios, durante a graduação, ocorrem somente ao fim do curso, e a Projec possibilita a entrada de estudantes desde o primeiro semestre letivo, já os conduzindo ao conhecimento prático. Com os treinamentos, e também com a necessidade de resolver os problemas enfrentados na execução dos projetos, ele diz que é possível um aprendizado rico na empresa.

Projec nova sede
Com o faturamento de 2019, integrantes da Projec irão reformar a sede, visando um ambiente melhor aos clientes

Os professores são grandes aliados nesse sentido, conforme destaca, já que se colocam disponíveis para tirar dúvidas e auxiliar em problemas que eventualmente surjam. “Professores ajudam no desenvolvimento dos projetos, ajudam a treinar o olhar para ver coisas que às vezes não são percebidas por falta de experiência. O fato dos professores doutores da Unicamp se envolverem é um diferencial”.

Como toda empresa júnior, não é permitido o lucro para os integrantes. Assim, o faturamento é revertido na própria estrutura da empresa e na formação dos membros, propiciando a formação em cursos e outros tipos de eventos. Com o faturamento de 2019, Leonardo conta que será possível também reformar a sede da Projec, consolidando um ambiente mais profissional de trabalho.

Confira alguns dos projetos na galeria abaixo.

Projeto para barbearia
Projeto residencial, com paisagismo
Projeto realizado para loja de chocolates
Projeto da nova sede da Projec, que será reformada ainda em 2020