Sistema “Solicita” torna pedido de vagas de funcionários integralmente informatizado

Autoria
Equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema "Solicita"
Teresa Atvars, coordenadora geral da Unicamp: digitalizar processos faz parte do planejamento estratégico da Universidade

Com o objetivo de simplificar processos administrativos, a Unicamp colocou em funcionamento mais um sistema totalmente informatizado em sua rotina operacional, o Solicita. Desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), o programa é voltado para a solicitação da vagas de funcionários, as chamadas vagas não docentes, pelas unidades e órgãos da Universidade.

O Solicita foi colocado no ar no dia 26 de setembro deste ano. Através dele, o pedido de vagas de servidores da carreira de Profissional de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE) passa a ser feito 100% de forma digital. Além de abolir a utilização de papel no processo e consumir menos tempo nos trâmites, o Solicita permite o acompanhamento de toda a movimentação do pedido via sistema, dando transparência ao procedimento. A equipe responsável pelo sistema foi composta pelos funcionários Aline Ozawa, Felipe Rayel, Silviane Duarte Rodrigues e Rafael Leôncio.

Conforme explica a coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars, o Solicita é mais um sistema com vistas a desburocratizar processos, alinhado ao planejamento estratégico da Unicamp. “Nós temos um objetivo estratégico dentro da Unicamp que é ter a Universidade digital até 2020. Dentro dessa estratégia, nós começamos a criar um pequeno núcleo de processos e tecnologia da informação dentro da CGU”.

O funcionário responsável pelos trabalhos administrativos da Comissão de Vagas Não Docentes (CVND), Rafael Leôncio, pontua que o novo método facilita um processo que, anteriormente, não possuía uma normatização. “Antes nós tínhamos várias entradas de documentos, que eram entregues na DGRH [Diretoria Geral de Recursos Humanos], na PRDU [Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário] e até mesmo aqui na CGU. Isso dificultava a localização do documento”. Com o Solicita, explica Rafael, há uma padronização das entradas que resolve este problema e deixa as informações mais organizadas, além de tornar o processo mais ágil.

Como funciona o Solicita

Acesso ao sistema Solicita

A unidade ou órgão, para solicitar uma vaga, deve ingressar no Solicita através do site da Secretaria Geral da Unicamp. Ao entrar na seção CVND - solicitação de vagas não docentes, é preciso logar para que o formulário de solicitação seja aberto. Nele, o solicitante deve preencher informações básicas sobre a vaga, como as atividades previstas para o funcionário e o período de trabalho. Após o envio do pedido, a solicitação vai para os órgãos pertinentes até chegar à CVND, que faz a análise, e à Câmara de Administração, que verifica a viabilidade.

Silviane Duarte Rodrigues, Aline Ozawa e Felipe Rayel
Aline Ozawa destaca a agilidade que o novo sistema traz aos pedidos de vagas

“Parece um processo simples, mas faz com que seja mais ágil essa solicitação. Todos são notificados por e-mail a cada movimentação, toda documentação é gerada de forma digital e todas as assinaturas são feitas digitalmente”, observa a analista de sistemas que compôs a equipe desenvolvedora do Solicita, Aline Ozawa.

Outro destaque, para Aline, é que o sistema, ao receber o perfil da vaga desejada, procura se há concursos válidos compatíveis. Antes, os departamentos de recursos humanos das unidades precisavam procurar manualmente no site da DGRH os editais.

Imagem de capa

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo