Várias comitivas de universidades internacionais visitaram a Unicamp em novembro

Comitiva da Noruega foi recebida pela coordenadora geral da Universidade, Teresa Atvars
Comitiva da Norwegian University of Science and Technology (Noruega) foi recebida pela coordenadora geral da Universidade, Teresa Atvars

A Unicamp recebeu durante o mês de novembro várias visitas internacionais como parte da sua política de ampliação de cooperação com importantes universidades do mundo. No dia 7, representantes da Leibniz University Hannover, na Alemanha esteve na Universidade com o objetivo de explorar oportunidades de intercâmbio e discutir critérios de intercâmbio cultural baseados nos antecedentes da Cooperação BRICS. No encontro, participaram os professores Celso Kazuyuki Morooka, assessor do Escritório Internacional da Unicamp e Bruno de Conti, diretor do Instituto Unicamp Confúcio, além do senhor Qinxiang Gao, Diretor da BJTU para o Instituto Unicamp Confúcio.

No dia 14, representantes das universidades de Lund (Suécia) e Norwegian University of Science and Technology foram recebidos pela administração central da Unicamp. Com a Universidade de Lund discutiu-se possibilidades de colaboração e participaram do encontro os professores Rafael Dias, assessor do Escritório Internacional da Unicamp; Mario Maróstica, da Faculdade de Engenharia de Alimento e Juscelino Tovar, da universidade sueca. A visita da comitiva da Norwegian University of Science and Technology teve como foco estreitar as relações entre as instituições, bem como, ampliar as possibilidades de parcerias. Os representantes noruegueses foram recebidos pela coordenadora geral da Universidade, Teresa Dib Zambon Atvars.

A universidade americana Emory University esteve representada no dia 19 pelos professores Tye Tavaras, Eric Weeks, Michael A. Elliott, Philip Wainwright e Jeffrey Lesser. Na Unicamp, foram acompanhados pelo professor Rafael Dias, assessor do Escritório Internacional da Unicamp, em um campus tour pela Universidade.

Dia 25 mais duas visitas de universidades da América Latina  estiveram na Unicamp. A Universidad Adolfo Ibañez (Chile) foi recebida pelo reitor Marcelo Knobel e pelos professores Mariano Laplane, diretor executivo da Deri e Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor executivo de Planejamento Integrado (Depi).  A comitiva chilena foi composta pelos professores Carlos Jerez, Josefina Poupin e Jocelyn Olivari. O encontro teve como ponto principal promover colaborações futuras.

A Unversidad Nacional de Jaén (Peru), representada por Abner Barzola Cárdenas e Zadith Garrido Campaña, acompanhados por seis alunos, foram recebidos pelos professores Mariano Laplane e Hugo Enrique Hernandez Figueroa, da Faculdade Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.

Imagem de capa
Reitor Marcelo Knobel recebeu representantes da Universidad Adolfo Ibañez (Chile)

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”