Unicamp se associa a rede de universidades preocupadas com impacto social

foto divulgação com representantes das universidades associadas
Representantes das universidades na conferência realizada na Coreia do Sul (Foto: divulgação)

A Unicamp se tornou parceira da Hanseatic League of Universities (HLU), uma rede que congrega universidades de vários países comprometidas com inovação, empreendedorismo e geração de impacto econômico e social. A rede é encabeçada pela Hanze University of Applied Sciences, de Groningen, Holanda, além da Incheon National University, da Coreia do Sul e da Northern Arizona University, nos Estados Unidos.

A adesão se deu sem custos para a Unicamp, convidada a participar depois da segunda conferência da HLU em Incheon, em julho desse ano. No evento, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) Unicamp foi representada pelo professor e assessor Rafael Dias. A HLU era uma rede ainda pequena, congregando dez universidades da Europa, América do Norte, Ásia e África.

“Somos a primeira universidade da América Latina a ingressar na HLU. A expectativa é que a nossa participação possa gerar contatos e, eventualmente, colaborações com universidades com as quais não temos ainda parceria formalmente estabelecida, mas que apresentam potencial para que isso ocorra. Em geral, são universidades de médio porte, fortemente conectadas ao tecido produtivo em seus entornos, com vocação para a inovação e o empreendedorismo”, destacou Rafael.

O professor considera que várias áreas do ensino e pesquisa podem se beneficiar dessa aproximação. “Seguramente a área da Saúde, das Exatas e Engenharias e também as Ciências Sociais Aplicadas, particularmente Economia e Administração”, afirmou.

Rafael Dias durante a entrevista, sentado
O professor Rafael Dias, representante da Deri Unicamp: gerar contatos e colaborações

Outro aspecto importante da parceria é a promoção de um espaço de discussão qualificado sobre pertinência e impacto social das universidades. “É nessa dimensão que surgiu a proposta, encabeçada pelas universidades fundadoras, de criar um ranking alternativo, focado no impacto socioeconômico local das universidades”, salientou o professor.

De acordo com Rafael a ideia da HLU é que sejam observadas as aplicações industriais produzidas a partir da universidade, a criação de valor associado às startups ligadas às universidades, responsabilidade social, ética e integridade e também a abertura das universidades à colaboração, mobilidade e trocas culturais.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”