Rankings da THE apontam Unicamp entre as melhores do Brasil em ciência da computação e em engenharia e tecnologia

Autoria
Fotos
Edição de imagem

Unicamp lidera ranking em ciência da computação e engenharias e tecnologia

A divulgação do ranking THE – World University Rankings no último dia 16 (quarta-feira) trouxe a Unicamp como a melhor do Brasil em ciência da computação e em engenharia e tecnologia pelo segundo ano consecutivo. Em ciência da computação, a Unicamp divide a liderança com a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre as posições 301-400.

As três instituições brasileiras são também as vice-líderes da área na América Latina no THE Computer Science 2020, atrás apenas da Universidade do Chile que ocupa as posições entre 251-300. Nesta categoria foram consideradas 749 universidades em todo mundo. A Universidade de Oxford (Reino Unido) ficou na primeira posição.  

Em engenharia e tecnologia, o primeiro lugar no Brasil é dividido com a Universidade de São Paulo (USP). As duas estaduais paulistas figuram na publicação britânica entre as posições de número 401 e 500, empatadas com a Pontifícia Universidade Católica do Chile. O trio lidera a classificação entre as latino-americanas, sendo que o ranking incluiu 1.008 universidades. Duas universidades americanas dividiram a liderança da categoria: O Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Stanford.    

THE elabora atualmente 11 rankings para áreas específicas do conhecimento. Todos eles se baseiam nos mesmos 13 indicadores que a publicação utiliza para montar seu tradicional ranking global de universidades, cuja edição de 2020 foi lançada em setembro.

Veja, abaixo, os links para as edições de 2020 dos rankings da THE para as áreas de ciência da computação e de engenharia e tecnologia:

2020 THE Computer Science Subject Ranking 

2020 THE Engineering and Technology Subject Ranking

 

 

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”