IG celebra 40 anos como referência nacional e internacional

Autoria
Edição de imagem

Referência em Geografia, Geologia e em Política Científica e Tecnológica, o Instituto de Geociências da Unicamp (IG) comemorou 40 anos com mesas redondas, palestra, homenagens e atividades culturais nos dias 19 e 20 de setembro. Fundado em 21 de setembro de 1979 pelo geólogo argentino Amilcar Herrera, a Unidade foi pioneira ao escolher “recursos minerais” como seu tema central de estudos dentro de uma perspectiva multidisciplinar. Organizado inicialmente em dois departamentos, Metalogênese e Geoquímica e Administração e Recursos de Políticas Minerais, o IG é formado hoje por três Departamentos – Geografia, Geologia e Recursos Naturais e Política Científica e Tecnológica, todos considerados referência em suas respectivas áreas.

Na mesa de abertura das comemorações dos 40 anos, o diretor do Instituto, Sergio Salles, lembrou da importância de recordar o passado pensando no que está por vir. “O mundo que criamos está alterando os recursos do planeta. O Instituto foi criado com a perspectiva da diversidade, da relação entre sociedade, planeta e mundo. Foi pensando no desenvolvimento humano e nas relações com o planeta que o professor Amilcar Herrera trouxe a proposta do IG. Ele atraiu gente das ciências exatas, tecnológicas, circundada por ciências sociais e humanas e construiu uma organização sui generis”, disse. O diretor presidente do Conselho Técnico Administrativo da FAPESP, Carlos Américo Pacheco, agradeceu a contribuição do Instituto para aquela Instituição. “Muito do que temos feito de positivo na avaliação de impacto e na avaliação de resultados foram pensados e concebidos aqui”, disse. Já o reitor Marcelo Knobel, que conheceu Herrera fora do âmbito acadêmico quando seu pai lecionava na Universidade, agradeceu aos funcionários, estudantes, professores e a todos que contribuíram e que continuam contribuindo para a construção do IG. “É nesse tipo de celebração que devemos mostrar o que construímos. Não foram tempos fáceis, com crises econômicas e políticas, mas estamos aqui, cada vez mais fortes”, disse.

A primeira mesa-redonda, “Mundo e Terra no Antropoceno: tendências e desafios na produção do conhecimento”, mediada pelo docente do IG Marko Monteiro, reuniu o professor da UFPR, Francisco Assis Mendonça, e o docente colaborador do IG, Bernardino Figueiredo, que foi um dos primeiros docentes contratados do IG, depois de Herrera, junto com Celso Pinto Ferraz e Renato Dagnino. Com auditório lotado, o renomado climatologista Carlos Nobre, professor do Instituto de Estudos Avançados da USP, ministrou a palestra “Os riscos para a Amazônia das mudanças climáticas e do uso da Terra”. O docente abordou a Amazônia sob quatro perspectivas: como uma entidade regional do Sistema Terrestre no Antropoceno; os riscos à floresta causados pelas mudanças climáticas e pelo uso da terra; a possibilidade de interrupção de desmatamento; e a Terceira Via ou, como definiu, Amazônia 4.0, em que apresentou um novo paradigma de desenvolvimento sustentável para aquela região.

 

Mesa de abertura e palestra de Carlos Nobre
Mesa de abertura e palestra de Carlos Nobre

Ao longo do dia, ocorreram outras três mesas-redondas. “A construção do IG: 40 anos de história de ensino pesquisa e extensão”, que contou com a presença dos ex-diretores Iran Machado, Bernardino Figueiredo, Archimedes Peres, Silvia Figueirôa e Roberto Xavier, tendo o atual diretor, Sergio Salles, como moderador. Por motivos pessoais, não puderam participar da mesa os ex-diretores Newton Muller e Alvaro Crósta. Os docentes do IG Jacinta Enzweiler, André Furtado e Lindon Matias, moderados pelo coordenador de Pós-Graduação do IG, Emilson Leite, debateram os “Rumos da Pesquisa e de sua internacionalização no IG”. A docente Lana de Souza Cavalcanti, da UFG, e o docente José Alexandre de Jesus Perinotto, da UFSCAR, moderados pelo docente do IG, Rafael Straforini, discutiram os “Desafios da formação e profissão: Geografia e Geologia em um mundo em transformação”.

Homenagens

A aluna Marcela Stolf, do Centro Acadêmico de Geografia e Ciências da Terra, fez uma homenagem ao aluno Fernando Antônio da Silva, que faleceu em 2018 aos 26 anos logo após ser aprovado em um concurso na Universidade Estadual de Pernambuco. Fernando estudou “A pobreza na Região Canavieira de Alagoas no século XXI: do Programa Bolsa Família à dinâmica dos circuitos da economia urbana” em sua tese de doutorado defendida no IG em 2017. A excelência acadêmica de sua pesquisa de mestrado o levou à transferência para o doutorado em 2015.

Foram homenageados funcionários e docentes aposentados. O diretor associado do IG, Márcio Cataia, lembrou que a homenagem era um agradecimento àqueles que dedicaram uma parte de suas vidas ao Instituto. “É uma forma de dizer que, sem tudo isso que foi feito, não estaríamos aqui. Temos muito orgulho do que aqui fazemos em razão da qualificação do corpo docente e de uma qualificação ímpar do corpo administrativo do Instituto de Geociências”, disse na mesa de abertura das atividades do dia 20.

Aposentados são homenageados nas comemorações dos 40 anos do IG
Aposentados são homenageados nas comemorações dos 40 anos do IG

Atividades culturais

Como em toda festividade, as atividades culturais também fizeram parte das comemorações dos 40 anos do IG. Foi inaugurada uma exposição permanente em homenagem a Amilcar Herrera no hall do auditório do IG. Entre as mesas-redondas, houve apresentação do Coral sob regência do maestro Paulo Rowlands, formado por alunos, funcionários e docentes do IG; além de apresentação de uma aula aberta de Biodanza, projeto ligado ao DEPI/GGUS.

Após o plantio de um Ipê Roxo, a comunidade do IG se reuniu para um café da manhã comunitário ao som do Projeto Rosa, do Aluno Artista da Unicamp, encerrando assim as comemorações.

Amilcar Herrera, fundador do IG, é homenageado com exposição permanente
Atividades culturais durante as celebrações dos 40 anos do IG - Coral
Atividades culturais durante as celebrações dos 40 anos do IG - Biodanza
Café da manhã comunitário reúne a comunidade do IG no encerramento da comemoração
Projeto Rosa (Aluno Artista)
Imagem de capa
IG celebra 40 anos como referência nacional e internacional

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”