Edital PEX divulga projetos de extensão contemplados em até 10 mil

Fernando Hashimoto sentado atrás de uma mesa gesticula durante entrevista
Fernando Hashimoto: parte das demandas contempladas

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) divulgou o resultado do Edital de Apoio a Projetos de Extensão PROEC-PEX 2019. Foram contempladas 37 propostas que receberão valores de até 10 mil reais cada. O montante a ser distribuído é de R$ 357.416,56 e os projetos serão desenvolvidos durante o segundo semestre de 2020.

Os projetos vencedores foram selecionados entre 118 propostas, analisadas por uma comissão de avaliação multidisciplinar. O primeiro critério considerado foi o vínculo com ensino e pesquisa. Além disso a participação de alunos regulares é obrigatória.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Hashimoto, destacou que todas as áreas do conhecimento foram contempladas. “Os editais são importantes para fomentar projetos de extensão. Eles contemplam parte das demandas que chegam quase diariamente à Proec”, afirmou.

Hashimoto disse que o PEX complementa as ações de extensão que são muitas, algumas delas já consolidadas em programas que foram institucionalizados como cursos pré-vestibulares ou a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Unicamp), por exemplo. Confira a lista de contemplados 2019:

 

 

Título do projeto

Docente responsável

Unidade

1

Jogos educacionais para EM e cursinho Pirabixo: parceria Universidade – Escola e formação discente

Fernanda Klein Marcondes

FOP

2

Cênicas na Cidade

Rodrigo Spina de Oliveira Castro

IA

3

Reduzindo danos, Ampliando vidas: Intervenções Artísticas com Mulheres em Situação de Rua.

Sérgio Resende Carvalho

FCM

4

PEIS – Projeto Educativo de Inclusão Social

Sandra Fernandes Leite

FE

5

Elaboração de materiais de apoio didático na Terra Indígena Rio Silveira

Vicente Eudes Lemos Alves

IG

6

Memórias e Afetos: os Cuidados Paliativos em perspectiva

Daniele Pompei Sacardo

FCM

7

Produção e divulgação científica e cultural em parceria universidade / escola.

Gildo Girotto Junior

IQ

8

Saberes indígenas, saberes vegetais: criações com imagens, palavras e plantas

Alik Wunder

FE

9

Promoção de Cidadania e Saúde em Área de Ocupação Urbana

Rubens Bedrikow

FCM

10

ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL DE IDOSOS DA COMUNIDADE PARA PREVENÇÃO DE ALTERAÇÕES DE DEGLUTIÇÃO

Lucia Figueiredo Mourão

FCM

11

Pesquisadores e comunidades em diálogo: estruturação de um podcast de Antropologia

Daniela Tonelli Manica

LABJOR

12

ARTE NOS CONTEXTOS SOCIAIS E COMUNITÁRIOS: ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

Vanessa Pellegrino Toledo

FENF

13

Centro de Convivência de Afásicos (CCA): Extensão comunitária e formação interdisciplinar

Rosana do Carmo Novaes Pinto

IEL

14

Revitalização do Ensino de Matemática na Educação Básica: lições de Malba Tahan

João Frederico da Costa Azevedo Meyer

IMECC

15

Cinema, Saberes e Lutas do Povos Indígenas em MS através das lentes da ASCURI

Antonio Roberto Guerreiro Junior

IFCH

16

Câmara automatizada de atmosfera controlada para destanização de caqui em agricultura familiar

Angel Pontin Garcia

FEAGRI

17

Leitura dramática de "Um dia ouvi a lua" em escolas públicas de Campinas

Larissa de Oliveira Neves Catalão

IA

18

Apoio Midiático, Informacional e Diálogo Intercultural no II Soeitxawe

Claudia Marinho Wanderley

CLE

19

PROJETO DE EXTENSÃO LUTAS E ESPORTES DE COMBATE

Leandro Carlos Mazzei

FCA

20

Teatro do Oprimido e Educação Formal: o fazer teatral como base para "Projetos de Vida"

Maria Alice Possani

IA

21

OCRC na estrada para falar de Obesidade

Ronaldo Aloise Pilli

IQ

22

Adaptafef

Maria Luiza Tanure alves

FEF

23

Diversidade vegetal em foco: despertando o interesse pelas plantas e pelo seu estudo

Maria Fernanda aguiar Calió

IB

24

O cuidado de si como instrumento de liberdade, cidadania e ação comunitária

Silvia Maria Santiago

FCM

25

Olhares da ciência para a política: Uma parceria entre a Unicamp e o Parlamento Jovem de Campinas

Frederico Normanha Ribeiro de Almeida

IFCH

26

Obesidade e Apneia do sono: Qualidade de vida e Aspectos psicológicos

Maria Cristina de Oliveira Regina

FCM

27

Reaproveitamento de resíduos orgânicos em escola - implantação de composteira e horta comunitária

Marta Siviero Guilherme Pires

FT

28

Saúde e a Flora - valorização do saber indígena

Josely Rimoli

FCA

29

Cursinho Popular Emancipa - Unidade Antônio da Costa Santos

Ricardo Miranda Martins

IMECC

30

Visíveis

Douglas Fernandes Barbin

FEA

31

ESPORTES ADAPTADOS E EXERCÍCIO FÍSICO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Jose Irineu Gorla

FEF

32

Capacitação de Produtoras Rurais para o Processamento de Alimentos oriundos da Agricultura Familiar

Guilherme José Máximo

FEA

33

Vídeo educativo para conscientização sobre a pré-eclâmpsia

Maria Laura Costa do Nascimento

FCM

34

RIO DE SORRISOS: aprendizagem como instrumento de participação e inserção social de estudantes

Dagmar de Paula Queluz

FOP

35

Projeto Além da Escola

Diego Sebastian Ledesma

IMECC

36

ParticipAÇÃO.br - Difundir, intervir, transformar.

Luciana Ferreira Tatagiba

IFCH

37

Jornadas de Filosofia na cidade

Rafael Rodrigues Garcia

IFCH

Imagem de capa

Fernando Hashimoto, pró-reitor de Extensão
Fernando Hashimoto, pró-reitor de Extensão. Foto: Antoninho Perri