Unicamp e Embrapa oferecem curso gratuito sobre biotecnologia agrícola

Autoria
Aula durante a primeira edição do curso "From Gene to Trait", em 2018

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas, iniciativa conjunta da Unicamp e Embrapa, lança a segunda edição do curso “From Gene to Trait”, entre os dias 21 a 25 de outubro, em Campinas. O curso é gratuito e irá abarcar desde as principais ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de genes e microrganismos associados, até a introdução aos marcos regulatórios e propriedade intelectual da área.

“A ideia é que seja um curso completo cobrindo todas as etapas desde a descoberta de genes até lançamento comercial, incluindo questões regulatórias”, explica Viviane Silva, organizadora e pós-doutoranda do Structural Genomic Consortium (SGC) e do GCCRC. Tópicos como descoberta de genes usando a bioinformática, associação genômica ampla; genômica comparativa e transcriptômica, análise de microbiomas, metagenômica, coleções de cultura de microrganismos, inoculantes sintéticos, ensaios de inoculação e edição genética serão algumas das técnicas abordadas no programa do curso.

Além da participação da Unicamp e da Embrapa, o curso conta com a expertise de profissionais do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e de empresas de biotecnologia como a LP Sementes, Corteva Agroscience (EUA), Bayer, i9Pi, Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) totalizando 27 professores de 10 organizações. A novidade este ano é a participação dos professores estrangeiros convidados Dr. Stephen Richards (Universidade da Califórnia – Davis, EUA) e o Dr. Lauren Pauwels (VIB e Universidade de Ghent, Bélgica).

O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação, e também profissionais de empresas que atuam no campo da biotecnologia agrícola. O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas até 5 de outubro pelo formulário online. Dúvidas ou informações detalhadas podem ser solicitadas por e-mail

A primeira edição do curso ocorreu em 2018, com a participação de 90 alunos de 30 instituições de pesquisa e empresas. Em 2019 a organização do curso irá disponibilizar 200 vagas. A seleção de alunos é baseada na descrição da motivação do candidato em fazer o curso.

As aulas serão realizadas em português e inglês na Embrapa Informática Agropecuária, situada na av. Dr. André Tosello, 209, Cidade Universitária, Campinas, SP.

O Centro de Pesquisa Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) é um Centro de Pesquisa conjunto Embrapa/Unicamp, coordenado pelo professor Paulo Arruda. Sua missão principal é a criação de ativos biotecnológicos por meio da genômica aplicada à adaptação de cultivos aos estresses associados às mudanças climáticas. O GCCRC construiu e expandiu a Unidade Conjunta de Pesquisa em Genômica Aplicada à Mudança do Clima (UMiP GenClima), uma iniciativa entre Embrapa e Unicamp estabelecida em 2012. O GCCRC reuniu cientistas em um laboratório de ponta financiado pela FAPESP por meio do programa Centros de Investigação em Engenharia (ERC) e pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”