Oftalmologia do HC ganha maior prêmio mundial de prevenção à cegueira

Prêmio António Champalimaud
Cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo por um telão em Lisboa

Referência nacional em cirurgias e atendimentos ambulatoriais há mais de trinta anos, o Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp acaba de receber o reconhecimento máximo em suas ações de prevenção à cegueira. O Serviço foi contemplado com o Prêmio António Champalimaud de Visão 2019, concedido pela fundação de mesmo nome.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (4), em Lisboa, em que participou parte da equipe de médicos envolvidos no trabalho. O HC divide o valor de um milhão de euros com outras duas instituições brasileiras, o Instituto Altino Ventura, no Recife e o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo), sediado em São Paulo. É a primeira vez que o prêmio é oferecido, em 13 anos de existência, à instituições da América Latina.

Leia carta de contemplação do Prêmio António Champalimaud de Visão 2019:

2019 Citation - The António Champalimaud Vision Award

Leia notícia no site da Fundação.

Assista ao vídeo produzido pela TV Unicamp (SEC).

Audiodescrição: em uma clínica de oftalmologia, imagem close-up e em perfil, homem faz exame de visão em equipamento, sendo que ele está à direita na imagem e com olhar voltado para a esquerda. À frente dele, à cerca de quinze centímetros de distância do rosto, equipamento com lente de vidro projeta feixe de luz no olho esquerdo do homem. Imagem 1 de 1.
Oftalmologia do HC ganha maior prêmio mundial de visão. Foto: Antonio Scarpinetti