Udual concede selo de qualidade para universidades da América Latina e Caribe

Autoria
Teresa Atvars, coordenadora geral da Unicamp, representa o Brasil no Comitê da Udual

A União de Universidades da América Latina e do Caribe (Udual), que reúne centenas de instituições filiadas e completou 70 anos de existência, começa a conceder uma certificação internacional de qualidade para universidades da região e de outras partes do mundo, como informa a professora Teresa Atvars, coordenadora geral da Unicamp e integrante da Junta Diretiva daquela entidade. Ela participou da reunião do Conselho Internacional de Avaliação e Acreditação da Udual, realizada de 28 a 30 de agosto na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na capital mexicana.

“A ideia central é que exista para a América Latina e Caribe uma certificação internacional atendendo às características das universidades da região, respeitando sua história e a inserção no mundo latino-americano, que difere do mundo americano e do europeu”, explicou Teresa Atvars, que desde 2013 vem trabalhando neste grande projeto e faz parte como representante do Brasil no Comitê Diretor do Conselho de Avaliação e Acreditação. “Isto significa conceder um selo de qualidade para as universidades, com base nas análises de um comitê internacional.”

Segundo a vice-reitora da Unicamp, na reunião do conselho aprovou-se toda a metodologia e o processo de tramitação para que seja solicitada a certificação com o selo da Udual. “Há um conjunto de critérios a se apresentar, como em relação a gestão, pesquisa, internacionalização e extensão. O selo vai assegurar que a universidade passou pela avaliação de um comitê internacional. Numa segunda fase, vamos certificar também programas de pós-graduação e cursos de graduação. Obviamente, uma universidade certifica terá maior facilidade para que seus cursos sejam reconhecidos pelas demais, permitindo vantagens como do reconhecimento mútuo de diplomas.”

Biblioteca Central da Universidade Nacional Autônoma do México, que comemora seus 90 anos de autonomia

Autonomia universitária

Teresa Atvars ressalta que a certificação internacional tem forte implicação no conceito seguido pela Udual que é de pleno respeito à autonomia universitária. Não por acaso, o evento aconteceu na Universidade Nacional do México, instituição latino-americana de grande dimensão que inclui “Autônoma” em seu nome, e que em 2019 comemorou seus 90 anos de autonomia universitária. “A Biblioteca Central da UNAM traz mosaicos que envolvem todo o prédio e contam a história do México. Agora, ganhou na frente uma estrutura de concreto comemorando seus 90 anos de autonomia.”

A importância da autonomia para as universidades brasileiras e latino-americanas, conforme destaca a coordenadora geral da Unicamp, está em poder decidir que rumos seguir e quais estratégias adotar para seu desenvolvimento. “Uma das estratégias de desenvolvimento, seguida pelo Conselho de Avaliação e Acreditação da Udual, é justamente a internacionalização. A universidade que quiser a certificação internacional pode se apresentar espontaneamente (nada há de impositivo), elaborar o relatório; em seguida realizamos as visitas técnicas para então recomendar o selo de qualidade.”

Imagem de capa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”