CGU apresenta novo sistema de solicitação de vagas para não docente

Coordenadora Geral da Universidade, professora Teresa Atvars: novo sistema está dentro do contexto Unicamp Digital 2020
Professora Teresa Atvars: novo sistema está dentro do contexto Unicamp Digital 2020

A Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) apresentou aos assistentes técnicos das Unidades, na tarde desta segunda-feira (2), o novo sistema de solicitação de vagas para não docente, denominado Solicita. A expectativa é que os testes para a implantação do novo sistema ocorram ainda em setembro, quando em paralelo, será oferecido aos profissionais de recursos humanos das Unidades e Órgãos um treinamento para manuseio da nova ferramenta. Num primeiro momento a informatização alcançará, apenas, o sistema de vagas para não docentes e, ao longo do tempo, envolverá também o processo de vagas para docentes e para a carreira de pesquisadores.

“Estamos apresentando o Solicita, novo sistema que se insere no contexto do projeto Unicamp Digital 2020. A proposta consiste em rever e informatizar os processos administrativos, o que permitirá uma capacidade de tomada de decisões mais adequada para as novas contratações e, além disso, evitar o retrabalho muitas vezes observado durante os procedimentos”, destacou a coordenadora geral da Universidade, professora Teresa Atvars.

A coordenadora geral salientou ainda que o novo sistema permitirá uma padronização do processo. Atualmente, as solicitações não obedecem a um modelo específico e a falta de embasamento dos pedidos acaba consumindo tempo na busca de informações necessárias para o bom andamento das solicitações, uma vez que há o envolvimento de várias instâncias da Universidade. A partir da implantação do Solicita, frisou a coordenadora, os procedimentos tendem a ficar homogêneos e, consequentemente, mais aprimorados.

Treinamento do Solicita aos usuários acontecerá nos dias 13, 17 e 20 de setembro, na Educorp

Durante a apresentação a analista de sistemas da CGU, Aline Yumi Sbrama Ozawa, sublinhou outras vantagens que o Solicita trará ao processo, como por exemplo, a redução do uso de papel e a possibilidade do acompanhamento online das solicitações. “Entre os principais ganhos está também a melhoria da comunicação entre os interessados e a busca de informações necessárias em banco de dados da DGRH”, salientou.

O novo sistema não elimina as aprovações e emissão de pareceres pelas instâncias envolvidas. A forma, no entanto, difere do método atual. Ao inserir a solicitação de vaga, o setor de Recursos Humanos da Unidade ou órgão inicia o processo e, a partir da aprovação com assinatura eletrônica da direção, o documento segue para uma triagem por parte da Comissão de Vagas Não Docentes (CVND), vinculada à Secretaria Geral. Esta etapa foi inserida no trâmite com o propósito de otimizar o encaminhamento da solicitação logo em seu início. Neste caso, a CVND irá deferir, indeferir ou solicitar mais informações para esclarecimentos.

Uma vez analisado e aprovado, o documento segue para a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) para validação dos dados informados e prossegue para a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), instância responsável pela gestão das vagas, que analisará a existência de recursos, bem como os custos para a nova contratação. Com isso, a solicitação estará apta para inserção na pauta da reunião da CVND para emissão de parecer e, posterior, deliberação da Câmara de Administração (CAD).

No encontro, a CGU pediu atenção especial para as datas de treinamento que estão sendo organizadas pela Educorp. Serão montadas quatro turmas e, se houver demanda, outros grupos serão formados. A ideia é que haja um esforço concentrado para o treinamento dos usuários do sistema. A capacitação acontecerá nos dias nos dias 13 e 17 de setembro (período da manhã) e no dia 20 de setembro (períodos da manhã e tarde). As inscrições serão feitas na própria Educorp.