Alunos criam projeto de carro para Fórmula 1600

Fotos
Edição de imagem

Um grupo de estudantes da Faculdade de Tecnologia (FT), em Limeira, está em busca de patrocínio para construir um carro de Fórmula 1600. O projeto foi idealizado pelo aluno do curso de Engenharia de Telecomunicações, Thiago de Almeida. Ele já tem experiência como piloto de kart e pretende representar a Universidade nas competições de F1600 realizadas no Autódromo de Interlagos. As provas são organizadas pela Liga Desportiva de Automobilismo (LDA) de São Paulo e acontecem entre fevereiro e dezembro de 2020.

imagem mostra como será o carro criado pelos alunos, branco e com o símbolo da Unicamp
Arte conceitual do carro da Unicamp Racing Team

O projeto já foi enviado para algumas empresas. Para construir o carro, a expectativa é que sejam gastos 75 mil reais.  O objetivo dos alunos é, além de competir, aplicar os conhecimentos adquiridos em teoria. “É um projeto de vivência para os estudantes. Também queremos agregar pesquisas relacionadas a materiais que poderão ser testados em usos extremos”, destacou Thiago.

A equipe foi denominada Unicamp Racing Team. Segundo o idealizador, a parte teórica da construção já foi concluída. O veículo deve obedecer aos padrões exigidos pela Liga e um plano de manutenção e de melhorias contínuas. Os alunos contam com o apoio da direção da FT e tiveram a permissão para usar o nome da Universidade nas competições.

O carro de F1600 pode atingir mais de 200 quilômetros por hora. De acordo com os alunos, a categoria 1600 LDA foi escolhida por causa dos seus baixos custos de produção e alta segurança. A maior parte dos componentes vem pronta, ficando para os estudantes a montagem e o desenvolvimento da aerodinâmica, programação da injeção, sensores e telecomunicação.

Os membros da equipe são majoritariamente alunos de cursos de engenharias da Unicamp, mas há estudantes de outras áreas relacionadas. O carro da 1600 é construído sob um chassi tubular em aço, batizado de Mangusto R5 e homologado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). Por regulamento, os carros devem ter no mínimo 590 kg com o piloto.

Imagem de capa
logotipo da equipe F1600 Unicamp racing sobreposto à imagem de uma corrida

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa