Unicamp amplia vagas e oferece novos cursos no Vestibular Indígena

A Unicamp vai ampliar as vagas oferecidas pelo Vestibular Indígena para ingresso em seus cursos de graduação. Para o Vestibular Indígena Unicamp 2020, as vagas passaram de 72 para 96. Também houve a inserção de sete novos cursos nessa modalidade, relacionados abaixo. Essa é a segunda edição da modalidade promovida pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). As inscrições são gratuitas e começam no próximo dia 2 de setembro, em www.comvest.unicamp.br. O Edital com as regras foi disponibilizado hoje pela Comvest, em sua página eletrônica, bem como o calendário completo do processo. As inscrições poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 30 de setembro.

Para ter sua matrícula aceita, caso aprovados no vestibular, os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital. Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular.

Novidades

Os novos cursos inseridos no Vestibular Indígena Unicamp 2020 são: Ciências Biológicas (integral e noturno), Educação Física (integral e noturno), Engenharia de Alimentos (integral e noturno), Engenharia de Telecomunicações (integral), Engenharia de Transportes (noturno), Sistemas de Informação (integral) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno).

Nesta edição do vestibular, a Comvest está estendendo a aplicação da prova para mais uma cidade. O exame será realizado no dia 1 de dezembro, nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível na página da Comvest.

Calendário- Vestibular Indígena 2020

2/09/2019 a partir das 9h

Início das inscrições, com preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no endereço www.comvest.unicamp.br mediante cadastro de nome de usuário e senha individuais.

Das 9h do dia 9/09/2019 às 18h do dia 16/09/2019

Prazo para envio de arquivo digital para a prova de Habilidades Específicas para o curso de Música no endereço www.comvest.unicamp.br.

30/09/2019 às 17h

Data final de inscrição

09/11/2019

Convocação para as Provas e divulgação do endereço completo do local em que os candidatos devem comparecer para realizá-las. Essas informações estarão disponíveis exclusivamente na internet, no endereço www.comvest.unicamp.br.

01/12/2019 às 13h (horário local)

Aplicação das Provas nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

6/01/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e da lista de espera, exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

Das 9h do dia 07/01/2020 às 17h do dia 16/01/2020

Matrícula dos convocados em 1ª chamada (virtual) exclusivamente em www.comvest.unicamp.br

20/01/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 2ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

Das 9h do dia 21/01/2020 às 17h do dia 30/01/2020

Matrícula dos convocados em 2ª chamada (virtual) exclusivamente em www.comvest.unicamp.br

3/02/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 3ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

Das 9h do dia 4/02/2020 às 17h do dia 13/02/2020

Matrícula dos convocados em 3ª chamada (virtual) exclusivamente em www.comvest.unicamp.br

17/02/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 4ª chamada, feita exclusivamente pela internet, no endereço www.comvest.unicamp.br.

27/02/2020 das 9h às 12h, presencialmente

Matrícula Presencial dos convocados em TODAS as chamadas anteriores, na Unicamp, em local a ser informado na página www.comvest.unicamp.br.

28/02/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 5ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

06/03/2020 das 9h às 12h, presencialmente

Matrícula dos convocados em 5ª chamada. Matrícula presencial, na Unicamp, em local a ser informado na página www.comvest.unicamp.br.

Vestibular Indígena 2020