Cineasta Ugo Giorgetti volta à Unicamp para detalhar produção de novo filme

Ugo Giorgetti

O cineasta paulistano Ugo Giorgetti volta à Unicamp no segundo semestre deste ano para atividades complementares ao curso “O Cinema e a Criação de Ugo Giorgetti”, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) entre agosto e novembro de 2018.

O objetivo é mostrar como um projeto sai do papel, esboçado em um roteiro, e se concretiza na forma de um filme finalizado e quais são os percalços técnicos enfrentados no decorrer do trabalho. As atividades são abertas à comunidade da Unicamp e também ao público externo, mediante inscrição no site do IdEA. Não é necessário ter participado do curso de 2018 para se inscrever nas atividades deste ano.

Primeiro convidado do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente, Giorgetti vai abordar aspectos artísticos e, principalmente, técnicos do longa-metragem de ficção “Dora e Gabriel”, que está em fase de finalização pelo diretor, roteirista e produtor. Durante o curso do ano passado, o cineasta discutiu o roteiro com os alunos e, agora, quer mostrar os detalhes que envolvem a transformação do argumento em filme.

“Dora e Gabriel” conta a história de um homem e uma mulher que não se conhecem e que acabam presos por criminosos no porta-malas de um carro, cenário da maior parte da ação, gravada em São Paulo. O elenco conta com os atores Ary França e Natalia Gonsales.

Ao todo serão três encontros mensais, com duas horas de duração, no Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) da Unicamp. O primeiro acontecerá em 29 de agosto, às 9h30, e abordará o último tratamento dado ao roteiro, a preparação para a filmagem e o trabalho de direção, além da exibição de um “making of” e também de trechos do filme.

No segundo, em 30 de setembro, Giorgetti vai exibir a montagem inicial do filme, ainda sem sons exteriores e trilhas sonoras. Em 31 de outubro, o diretor apresentará o filme já mixado, com som pronto e sincronizado com a imagem. No ciclo também serão discutidos os detalhes de produção, a previsão de dias de filmagem, a escolha dos atores e os ensaios na produtora, a confecção do cenário, as dificuldades de maquiagem e o método de direção, entre outros.

Diretor, roteirista e cronista no jornal “O Estado de S.Paulo”, Ugo Giorgetti nasceu e foi criado no bairro de Santana (zona norte paulistana), sendo toda sua produção, desde os anos 1970, permeada por distintos cenários e personagens da capital. Giorgetti tem no currículo mais de quatro décadas no cinema e na publicidade, com filmes como “Festa” (1988) – vencedor do Festival de Gramado –, “Boleiros” (1998), “Sábado” (1995), “Cara ou Coroa” (2011), “Quebrando a Cara” (1986) e “Edifício Martinelli” (1975).

Dora e Gabriel: a realização do filme
Curso livre em três encontros com o cineasta Ugo Giorgetti sobre seu novo longa-metragem
Datas: 29/08/2019, 30/09/2019 e 31/10/2019
Local: Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) da Unicamp