Cocen e SimTec fazem apresentações ao Consu

Reunião ordinária do Consu da Unicamp

Uma série de vídeos com duração de um minuto cada é o resultado do Projeto Estratégico de Comunicação recém-concluído pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp. As produções divulgam, em linguagem leve e objetiva, as atividades desenvolvidas pelos 21 centros e núcleos vinculados à Cocen, todas com importante repercussão sobre o avanço do conhecimento. “Nosso objetivo é levar tanto à comunidade interna quanto à sociedade em geral informações sobre o trabalho realizado por docentes e pesquisadores em diferentes áreas do saber”, explica Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, coordenadora do órgão.

O Projeto Estratégico de Comunicação da Cocen foi apresentado por Ana Carolina nesta terça-feira (6) aos integrantes do Conselho Universitário (Consu), durante reunião ordinária do órgão colegiado. Na oportunidade, foram exibidos cinco vídeos, que trazem depoimentos e informações sobre pesquisas e outras ações realizadas pelos centros e núcleos. “Nós gravamos cerca de 50 horas de material que resultaram em 21 vídeos com duração de um minuto cada. Foi um imenso desafio de síntese”, adianta a dirigente.

As produções serão lançadas oficialmente em evento que será realizado entre setembro e outubro. Depois, ficarão disponíveis para consulta no sítio da Cocen. Ao final de cada vídeo será divulgado link que encaminhará os interessados a informações complementares sobre as atividades executadas pelos centros e núcleos. “Acreditamos que o “Minuto Cocen” ajudará a dimensionar, tanto para a comunidade universitária quanto para a sociedade em termos mais amplos, a importância das pesquisas desenvolvidas nos centros e núcleos, além de fornecer subsídios relativos à aplicabilidade de suas resultantes em frequentes parcerias com órgãos públicos, indústrias, ONGs, além de projetos desenvolvidos com universidades brasileiras e estrangeiras” considera Ana Carolina.

Ana Carolina Maciel, coordenadora da Cocen

A Cocen foi crida em 1998. Sua atribuição é coordenar a gestão de centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa, além de subsidiar a Administração Central da Unicamp nas políticas e ações a eles relacionadas. As 21 unidades vinculadas à Coordenadoria colaboram com os cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização oferecidos pela Universidade. Também organizam eventos científicos de alcance nacional e internacional, editam periódicos e livros, mantêm acervos documentais e estabelecem convênios e colaborações acadêmicas com importantes instituições brasileiras e de outros países.

SimTec

Também durante a reunião do Consu foi apresentada a programação da sétima edição do Simpósio de Profissionais da Unicamp (SimTec). O evento, cujo objetivo é proporcionar um espaço institucional que permita a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos funcionários nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, ocorrerá entre os dias 8 e 11 de setembro. “Vamos iniciar as atividades com a realização da segunda edição do Chefs na Unicamp, evento gastronômico que estará aberto à participação tanto da comunidade interna quanto da sociedade em geral”, afirma Mônica Rovigati, presidente da Comissão Organizadora do Simpósio e diretora-executiva da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp).

Mostra de pôsteres da sexta edição do SimTec

O Chefs na Praça reunirá, no dia 8 de setembro, das 11h às 17h, 12 dos mais destacados chefs e restaurantes de Campinas e região, que oferecerão ao público pratos a preços acessíveis. A curadoria do evento está sendo feita pelo jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, que é funcionário da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Universidade. No dia seguinte, ocorrerá a cerimônia de abertura do SimTec, com a presença do reitor Marcelo Knobel, seguida de uma conferência da coordenadora-geral da Universidade, Teresa Atvars.

Na sequência, serão ministradas palestras por Joelson Vellozo Júnior, do Ministério do Planejamento; e por Mozart Neves Ramos, do Instituo Airton Senna. Nos demais dias, ocorrerão diversas palestras e mesas-redondas, além de visitações aos pôsteres que relatam os projetos e ações institucionais formuladas pelos funcionários da Unicamp. Os trabalhos abordarão três eixos temáticos: Administração e Gestão, Desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão e Desenvolvimento humano, saúde, sustentabilidade e qualidade de vida. Outras informações sobre a programação do SimTec podem ser obtidas no sítio do Simpósio, neste endereço.

Mostra de pôsteres da sexta edição do SimTec