Programa aluno-artista lança 9ª edição

Projeto Naidí toca na sala do Consu

O espaço mais formal e importante da Unicamp, a sala do Conselho Universitário, encheu-se de música e descontração na última sexta-feira (2), no lançamento da 9ª Edição do Programa aluno-artista. Promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), o programa visa incentivar a produção artística e cultural dos alunos de cursos de graduação da Unicamp, através da concessão de bolsas para o desenvolvimento de projetos. O programa integra as ações de apoio à permanência estudantil na Universidade.

Durante a cerimônia, o reitor Marcelo Knobel destacou a qualidade dos trabalhos que teve oportunidade de ver ao longo do ano e conclamou os estudantes a defenderem a Universidade com sua arte. “Vocês são vitrines importantes para a universidade e, mais do que nunca, precisamos mostrar para a sociedade a importância da universidade pública, autônoma e de qualidade”, afirmou.

reitor entrega certificado
Reitor Marcelo Knobel entrega certificado a participantes da 8a edição do programa

A pró-reitora de graduação, Eliana Amaral, ressaltou a importância da arte para o ambiente acadêmico. “É muito bom ver a sala cheia de estudantes que empenhados em projetos que vão contribuir, não apenas para seu desenvolvimento acadêmico, mas para criar um ambiente mais empático dentro da Universidade. Isso faz toda a diferença numa universidade. O ambiente educacional é um dos fatores mais importantes para o bom desempenho dos estudantes”, afirmou.

pro-reitora fala
A pró-reitora de graduação, Eliana Amaral, parabenizou os estudantes

Os projetos desta edição incluem as áreas de música, poesia, artes-cênicas, artes visuais e audiovisuais, envolvendo estudantes dos mais diversos cursos da Universidade. “Nessa edição, temos pela primeira vez projetos da FT e da FCA contemplados, um de música, outro de artes visuais”, contou Maria Claudia Alves Guimarães, Assessora Cultural do SAE, que é responsável pelo acompanhamento dos estudantes durante o desenvolvimento dos projetos.

“Na edição passada tivermos algumas inovações. Uma delas é a realização da Mostra Aluno-arista realizada no Cilco Básico, na Casa do Lago,  no Instituto de Artes,  e também nos campi de Piracicaba e Limeira, FOP,  FT e FCA”, relatou a coordenadora do SAE, Helena Altmann.

Outra novidade da última edição, que se mantem, é a parceria com o Sesc, no projeto "Pra começo de conversa". Por meio dela, os estudantes tem oportunidade de apresentar seus trabalhos no Sesc, após concluído o projeto na Unicamp. “Ele visa dar continuidade ao projeto do aluno-artista”, explicou Claudia. Nessa etapa os alunos tem contato com outras etapas do processo artístico, como a produção e a técnica, além de receberem do Sesc pelas apresentações.

mluejr fala
Helena Altmann é coordenadora do SAE

Durante a cerimônia, foram homenageados os estudantes que concluíram os projetos da 8ª edição e apresentados os novos proponentes. O encerramento ficou a cargo do Projeto Naidí, que contagiou a todos com seu balanço latino.

Projeto Naidí se apresenta na sala do Consu
estudante acompanha apresentação