Simpósio de profissionais da Unicamp prorroga inscrições

O prazo para submissão de propostas de pôsteres para o VII Simtec (Simpósio dos Profissionais da Unicamp) foi prorrogado para o dia 17 de agosto. O evento apresenta trabalhos desenvolvidos pelos servidores nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão com o tema “A Excelência na Gestão Pública”. O Simpósio vai começar no domingo, 8 de setembro, com uma programação cultural e de gastronomia, continuando nos dias 9, 10 e 11 de setembro no Centro de Convenções da Unicamp com palestras, mesas-redondas, exposição de pôsteres e apresentações orais de trabalhos.

“O Simtec é mais um evento importante que a Unicamp faz mostrando que o foco na qualidade da gestão pública é uma meta que nós estamos sempre buscando atingir” afirma a coordenadora geral da Universidade, Teresa Atvars. Para inscrever um trabalho é preciso se cadastrar no site do evento e inserir as informações que irão compor o pôster. Segundo a professora Milena Serafim, presidente do Comitê Científico, foi disponibilizado no site um formulário com os campos que preenchem o conteúdo do pôster: introdução, objetivos, resultados e considerações finais.

Milena Serafim está sentada e conversa com a repórter que não aparece em quadro. Atrás vemos o painel em homenagem ao fundador da Unicamp Zeferino Vaz
Inovação apresenta melhoria no ambiente de trabalho, diz Milena Serafim

De acordo com a professora, podem ser inscritos trabalhos individuais ou em grupo, sempre apresentando uma experiência bem-sucedida, ou que ainda está em desenvolvimento, e que pode ser compartilhada. “Muitas vezes o servidor visualiza um problema em seu ambiente de trabalho e desenvolve uma prática que pode ser compartilhada e beneficiar outros profissionais. A inovação apresenta uma melhoria no ambiente de trabalho”, destacou Milena.

Ela acredita que o Simtec também tem o objetivo de demonstrar que os funcionários públicos realizam um trabalho qualificado e essencial para o que a Unicamp ofereça ensino, pesquisa e extensão.

Houve várias mudanças no Simtec em relação às edições passadas. A primeira delas é que agora o simpósio está sendo promovido pela Escola de Educação Corporativa (Educorp) e não mais pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). “A mudança foi em função da característica do evento que é de compartilhamento de práticas e saberes dos funcionários, tema mais voltado à educação corporativa", disse a presidente da comissão organizadora, Mônica Rovigati.

Houve um aumento de mesas redondas, palestras e debates, que nesta edição estão relacionados aos seguintes eixos temáticos: administração e gestão; ensino, pesquisa e extensão; desenvolvimento humano, saúde, sustentabilidade e qualidade de vida. Os temas também estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A abertura do Simtec, no domingo, terá o evento “Chefs na Praça” e também uma atividade para crianças no Museu Exploratório de Ciências, além das apresentações musicais. O encerramento, no dia 11 (quarta-feira), será com uma palestra com Rossandro Klinjey - Consultor do programa "Encontro com Fátima Bernardes".

Confira programação completa.

Assista ao convite da coordenadora geral da Universidade, professora Teresa Atvars.

Assista ao vídeo com informações oferecidas pela presidente da Comissão Organizadora, Mônica Rovigati.

Mônica Rovigati em foto de arquivo
A presidente da Comissão Organizadora, Mônica Rovigati, da Educorp

foto destaca mulher acessando um notebook