Aciesp manifesta apoio ao Inpe

Manifestação De Apoio À Diretoria Do Instituto Nacional De Pesquisas Espaciais

A Diretoria e o Conselho da Academia de Ciências do Estado de São Paulo vêm a público expressar seu apoio ao diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Ricardo Galvão, frente às críticas que colocam em dúvida a qualidade e a seriedade do trabalho realizado pelo Instituto, de notório reconhecimento nacional e internacional.
Ao longo de décadas, o INPE tem sido uma das organizações que melhor expressa a capacidade do Brasil de construir ciência e transformar esse conhecimento em benefícios não apenas para o país, mas também para a humanidade.
Enquanto a questão ambiental ganha cada vez mais peso na agenda internacional, os dados coletados e divulgados pelo INPE se somam aos esforços feitos por diversos países para a preservação das condições de vida humana e da biodiversidade no planeta. Além disso, as críticas feitas não têm qualquer base científica e desconsideram a imensa contribuição que o Instituto Nacionais de Pesquisas Espaciais dá ao Brasil e ao mundo. Essas são algumas das razões pelas quais as críticas ao professor Ricardo Galvão e aos especialistas do Instituto têm sido recebidas com repúdio unânime da comunidade científica internacional.
O governo precisa compreender que ao apontar um aumento na destruição da Amazônia, o INPE ajuda o país a zelar por um de seus maiores patrimônios naturais. Ao mesmo tempo, ajuda a economia brasileira a crescer, uma vez que a Amazônia é fundamental para a estabilidade do clima e garante as condições excepcionais de funcionamento da agricultura em todo o seu território.  
Em um momento em que as sociedades do conhecimento consolidam as suas lideranças mundiais com base em decisões fundamentadas em conhecimento científico, o Brasil precisa se colocar no mesmo caminho se quiser se manter competitivo no futuro.
A ACIESP acredita que cientistas e governantes devem ampliar o espaço de diálogo e cooperação para que juntos possamos retomar o crescimento do país e aumentar o bem-estar da nossa população. 

 
Diretoria e Conselho da ACIESP

Link da publicação:
https://www.acadciencias.org.br/post/135/manifesta%C3%A7%C3%A3o-de-apoio-%C3%A0-diretoria-do-instituto-nacional-de-pesquisas-espaciais
 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”