Átomos e matéria: uma aula do Física para Curiosos

O professor Granado faz um gesto com os braços abertos, o direito mais à frente, para explicar sobre o movimento dos átomos. Atrás dele está um slide de uma apresentação, em tela iluminada, mostrando uma estrutura cristalina
A simetria nas estruturas cristalinas. Explicação do professor Eduardo Granado no evento "Física para Curiosos"

Um sólido, ou a matéria, tem, dentro de si, átomos ordenados de maneiras diversas que se movimentam e conferem características ao material em questão como, por exemplo, a supercondutividade. Entender esses arranjos é fundamental para a compreensão de como se comportam determinados materiais com aplicações tecnológicas. Foi na palestra “Onde estão os átomos em um sólido, como eles se movimentam, e por que isso importa? ”, do professor Eduardo Granado, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), que tudo isso foi explicado de maneira bem simples. O docente foi o convidado do mês de junho do programa "Física para Curiosos".

Com mais uma noite de auditório cheio, Granado falou até para visitantes que vieram de outros estados, como Minas Gerais, especialmente para o evento.  O palestrante mostrou figuras das chamadas “estruturas cristalinas” formadas pelos arranjos de átomos ou moléculas. Por meio dos exemplos disse que a simetria é importante para a natureza e se manifesta de formas diferentes e belas quando os átomos se arranjam.

Plateia acompanha a palestra do professor. Imagem mostra as pessoas de costas, sentadas no auditório cheio
Auditório do IFGW. Na tela "O que é a luz síncroton?

O professor convidado também falou sobre duas maneiras que os cientistas têm para enxergar a estrutura cristalina e desvendar a estrutura atômica de um sólido: o raio-x e a luz síncrotron. Granado comentou sobre o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e sobre o projeto Sirius, uma fonte de luz síncrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo.

O programa "Física para Curiosos" começou em 2018 com algumas edições e foi ampliado este ano para um evento ao mês. Temas da física e de pesquisas são tratados de maneira bem acessível para atrair pessoas que não conhecem os assuntos. A entrada é gratuita. A seguir veja nosso vídeo publicado originalmente no Facebook da Unicamp