De portas abertas

Autoria

O reitor Marcelo Knobel e a vice-reitora Teresa Atvars abriram neste sábado (25), por volta das 09 horas, a Unicamp de Portas Abertas (UPA) 2019. Cerca de 45 mil estudantes do ensino médio, representando 720 escolas de vários estados, circularão pelo campus para conhecer os cursos oferecidos pela Universidade. Aproximadamente três mil colaboradores, entre professores, estudantes e funcionários, todos voluntários, atuam no evento.

Para receber o expressivo público que movimentará o campus neste sábado, a comissão organizadora divulgou várias orientações importantes para os visitantes.

Alimentação

** Haverá três praças de alimentação com diversidade de ofertas e preços acessíveis para atender aos visitantes. Duas delas estarão localizadas nas imediações do Ginásio Multidisciplinar - na Praça do Ciclo Básico e Bolsão de Estacionamento, atrás da Biblioteca Central César Lattes (BCCL). A outra praça de alimentação estará instalada na Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Foto:UPA2019

Desembarque e embarque dos veículos cadastrados

** O desembarque será realizado no bolsão da Biblioteca Central César Lattes (BCCL), na avenida Érico Veríssimo, em frente à Faculdade de Educação Física (FEF). De maneira alternativa poderá ocorrer na avenida Martin Luther King, com acesso pelo portão ao lado do Serviço de Arquivo (Siarq). Haverá no local placas indicativas para o local de recepção do evento.

** Atenção para o preenchimento do formulário. É obrigatório o registro no formulário do nome e telefone de contato do professor responsável e também do motorista do veículo. Atentar ainda para o preenchimento correto do item número do transporte (para ônibus indicar o número do prefixo, para micro-ônibus indicar o número do prefixo ou placa do veículo e, para as vans, anotar a placa do veículo). Na recepção, será anotado no verso do formulário a letra correspondente ao estacionamento para o qual o veículo foi direcionado.

** O embarque para os veículos cadastrados, após a visitação, se dará nas plataformas na avenida Érico Veríssimo. Serão 15 plataformas específicas para os embarques até 16h30. Após este horário, outras 15 estarão disponíveis. Para facilitar a circulação dos veículos, as duas faixas da avenida terão sentido único. Desta forma, os veículos subirão a via, saindo pela Portaria 1. Atenção para o detalhe de que a liberação do veículo no estacionamento estará condicionada à autorização feita na tenda da Vivência. Os professores responsáveis pelo veículo deverão se dirigir à tenda para que sejam tomadas as providências para a liberação do veículo para uma das plataformas.

Foto:UPA2019

Locais de circulação e estacionamento para veículos individuais

** Interdições: Todas as ruas que dão acesso à Praça do Ciclo Básico estarão interditadas no dia do evento. O espaço será exclusivo para circulação dos visitantes.

** Estacionamento: A orientação é que sejam utilizadas as vagas nas vias e nos bolsões existentes na avenida Bertrand Russel.

** Acesso ao campus: Voluntários devem chegar com antecedência, uma vez que após às 8 horas o fluxo de ônibus é intenso. A Portaria 1 (FEF/RU) será de acesso exclusivo para ônibus. As demais portarias estarão abertas normalmente.

Acesso à rede Wi-Fi da Unicamp

** Para acessar gratuitamente à rede Wi-Fi em vários pontos do campus, basta conectar-se à rede UNICAMP-VISITANTE, abrir o navegador, acessar o site da UPA, onde será redirecionado para a página de acesso para autenticação usando conta do Facebook ou do Google.

** Não esqueça de baixar o aplicativo da UPA 2019 e boa visita!!

Veja no mapa as orientações gerais.

Imagem de capa
Audiodescrição: em área externa, imagem em perfil e plano médio, grupo com cerca de dez jovens posa para fotografia, com olhar voltado para a direita. Todos estão sorrindo, e demonstrando muita alegria. Dois jovens ao centro fazem um coração utilizando os braços. A maioria deles veste agasalho azul e tem mochila às costas. A luz do sol incide sobre eles. E ao fundo,há várias árvores de grande e porte. Imagem 1 de 1.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”