Reitor da Unicamp vence Prêmio José Reis

Autoria

O reitor Marcelo Knobel acaba de ser o escolhido para receber a premiação da 39° edição do Prêmio José Reis na categoria "Pesquisador e Escritor". Foram recebidas 91 inscrições de pesquisadores e escritores de todas as regiões do país. Para a escolha de Knobel foram destacadas, pela comissão julgadora, "a abrangência e a diversidade de seu trabalho de divulgação científica, incluindo o diferencial das atividades de formação pessoal para esta área". A comissão foi formada pelos professores Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes (UFPE), Hélida Ferreira da Cunha (UEG), Maria Ataide Malcher (UFPA), Algo José Gorgatti Zarbin (UFPR), Mariluce Moura (UFBA) e Rui Seabra Ferreira Junior (UNESP).

Instituído em 1978, o Prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve uma grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil, sendo um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e de sua revista "Ciência e Cultura" e manteve, por 55 anos, uma coluna no jornal Folha de S. Paulo.

Anualmente, é escolhido um nome em uma das três categorias, que se revezam - "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição e Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor" - que tenha contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade.

A escolha é feita por uma Comissão Julgadora, designada pelo Presidente do CNPq, composta por seis membros, sendo 3 de sua livre escolha e 3 indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC, Associação Brasileira de Jornalismo Científico - ABJC e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.