Secretária Patrícia Ellen visita a Unicamp

Foto Scarpa

A Unicamp recebeu na manhã desta segunda-feira (6) a visita da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva. A secretária foi recebida pelo reitor Marcelo Knobel, pela coordenadora-geral Teresa Atvars e por integrantes da Administração Central da Universidade. Durante o encontro foram discutidos diversos temas de interesse tanto da Secretaria quanto da Unicamp, além de potenciais ações colaborativas entre as duas partes, tendo como foco o crescimento econômico do Estado. “Fiquei feliz em visitar a Unicamp, que é uma das universidades mais importantes da América Latina. Acho que temos um caminho de muitas parcerias pela frente, sempre respeitando a autonomia da Universidade”, afirmou a secretária.

Na reunião, o reitor apresentou à Patrícia Ellen os principais indicadores de desempenho da Unicamp e relacionou algumas das medidas adotadas pela Universidade para reequilibrar o orçamento, fortemente afetado pela baixa atividade da economia brasileira nos últimos anos. A despeito das dificuldades, assinalou Marcelo Knobel, a instituição está se aproximando do objetivo de zerar o déficit financeiro. As despesas, que já estiveram 17% acima das receitas, atualmente estão em torno de 3%. “O dado importante é que obtivemos essa significativa redução do déficit sem comprometer a qualidade das nossas atividades”, acrescentou o dirigente.

Marcelo Knobel também relacionou alguns programas e projetos formulados pela Unicamp que, segundo ele, podem contribuir para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Um deles é o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), a ser implantando em uma área de propriedade da Universidade, que fica contígua ao campus de Barão Geraldo. A proposta é criar um distrito que reúna, em caráter colaborativo, iniciativas de universidades, empresas, institutos de pesquisa e órgãos governamentais voltadas ao desenvolvimento sustentável. “A participação do governo do Estado nesse projeto é fundamental para que possamos concretizá-lo”, observou o reitor.

Foto Scarpa

A coordenadora-geral da Unicamp aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio da secretária para uma importante demanda da Universidade. Segundo ela, as contratações feitas pela instituição, via concurso público, são para o preenchimento de funções autárquicas, como prevê a atual estrutura. Ocorre que o Ministério Público determinou que a admissão de servidores passe a ser feita a partir de cargos, que precisam ser criados pelo Estado e submetidos à aprovação da Assembleia Legislativa. “Nós enviamos uma proposta ao governo, mas ainda não obtivemos resposta. Gostaríamos de pedir a sua ajuda para que possamos acelerar esse trâmite e assim resolver a questão”, disse Teresa Atvars.

A secretária de Desenvolvimento Econômico reafirmou o compromisso do atual governo em apoiar ações e projetos que contribuam para o crescimento econômico e sustentável do Estado. Na visão de Patrícia Ellen, as universidades públicas estaduais estão tendo um importante papel na formulação das políticas públicas com esse propósito, mas podem ampliar ainda mais essa contribuição. “Se vocês tiverem propostas nesse sentido, podem contar com a gente”, garantiu a secretária, que também falou sobre as iniciativas da sua Pasta, entre elas uma que prevê o incremento das vocações produtivas de cada região paulista.

OUÇA DEPOIMENTO DA SECRETÁRIA PATRÍCIA ELLEN

Imagem de capa