“Meninas SuperCientistas” incentiva carreira científica entre jovens

Meninas SuperCientistas

Pela primeira vez na Unicamp, um grupo de professoras e alunas da universidade organizam o evento “Meninas SuperCientistas”, voltado a estudantes de ensino fundamental II. Em quatro sábados de junho, 50 meninas de escolas públicas e privadas vão participar de oficinas, palestras e atividades práticas em várias áreas do conhecimento. As inscrições, que são gratuitas, começam dia 23 de abril, por meio da página do evento no Facebook.

A proposta tem o objetivo de incentivar a carreira científica, especialmente em áreas de exatas e engenharias, explica Anne Bronzi, professora do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e uma das organizadoras do evento. “Pesquisadoras mulheres da Unicamp vão mostrar o que fazem e modelos que possam inspirar as participantes a optar por esse caminho profissional”. As atividades acontecem em vários espaços do campus Barão Geraldo e no Museu Aberto de Astronomia, em Campinas.

A ideia foi inspirada em "Meninas com Ciência", “iniciativa das mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”, contam as mestrandas em matemática, Juliane Baiochi e Marcela Medicina. Participam do “Meninas SuperCientistas”: Ana Zeri, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS);  Carolina Zabini (Instituto de Geociências); Eliana Amaral (Faculdade de Ciências Médicas e atual Pró-Reitora de Graduação da Unicamp), Esther Colombini (Instituto de Computação), Gabriela Celani (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo) e Jane Hetem (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - USP).

Confira reportagem produzida pela TV Unicamp:

Imagem de capa
Audiodescrição: em amplo hall com iluminação natural, imagem frontal e panorâmica, cinco mulheres sentadas em uma mureta de concreto, uma ao lado da outra, em imagem desfoca, à esquerda. A mulher ao centro segura um microfone, entrevistando a mulher à direita. Em primeiro plano, imagem close-up de parte dos visores de uma câmara de filmagem profissional, à direita, que reproduz a imagem das mulheres. O local é edificado com estruturas de concreto, como ampla escada circular, colunas e vigas. Imagem 1 de 1.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo