Comitê da Segurança da Informação apresenta plano de trabalho

Foto Perri
Daniela Barbetti, relatora do CSI, durante apresentação do plano de trabalho

O Comitê da Segurança da Informação (CSI), constituído no último dia 9 de março pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), apresentou na tarde desta sexta-feira (12) um plano de trabalho à Administração Central da Unicamp. Uma das metas estipuladas é definir, até o final de junho, um catálogo de processos detalhando as práticas a serem adotadas para ampliar a segurança da informação no âmbito da instituição. Os integrantes do CSI foram recebidos pelo reitor Marcelo Knobel e pela coordenadora-geral da Universidade, Teresa Atvars.

O CSI, que tem natureza permanente, é formado por representantes de diversos órgãos da Unicamp. Ao todo, participam 17 profissionais da área de TI. Desde que foi criado, o Comitê tem realizado reuniões semanais com o propósito de analisar, propor e estabelecer diretrizes que garantam a segurança da informação na Universidade. De acordo com Daniela Regina Barbetti, relatora do CSI, o grupo já identificou diversos pontos a serem trabalhados, como a necessidade de a política de segurança ser validada pela área jurídica da Universidade.

Foto Perri
O reitor Marcelo Knobel e a coordenadora-geral da Universidade, Teresa Atvars

Paralelamente às discussões, acrescentou Daniela, o Comitê também tem buscado subsídios para qualificar as suas ações, por meio da participação em treinamentos e palestras. Um ponto destacado por ela é a necessidade de toda a comunidade universitária estar empenhada em garantir a segurança da informação. “Todos são importantes e precisam contribuir”, assinalou.

O reitor Marcelo Knobel destacou a relevância do trabalho do CSI e adiantou que a Administração Central estará à disposição para colaborar no que for possível. Na mesma linha, Teresa Atvars afirmou que a CGU, à qual o Comitê está subordinado, dará todo apoio aos trabalhos. “Precisamos que a segurança em TI na Unicamp deixe de ser tratada na base do voluntarismo para ser cuidada de forma institucional e estratégica. A Universidade está cada vez mais se informatizando, e isso exige que sejamos mais cuidadosos com a segurança da informação, objetivo que envolve todos os integrantes da comunidade interna”, considerou.

Imagem de capa

Reunião de apresentação do plano de trabalho do Comitê da Segurança da Informação
Reunião de apresentação do plano de trabalho do Comitê da Segurança da Informação