Morre professor aposentado do IB Ivany Valio

O professor aposentado do Instituto de Biologia Ivany Ferraz Marques Valio faleceu na manhã desta quarta-feira (10), aos 81 anos de idade, em sua residência em Campinas. Seu velório acontece até às 22 horas, no Cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição e na quinta-feira (11), às 9 horas, será realizada a cerimônia de cremação no mesmo local.

Natural de Piraju, no Estado de São Paulo, na região do Vale do Paranapanema, o professor Ivany fez graduação em História Natural, em 1957, na Universidade de São Paulo. O doutorado concluiu em 1969, na Universidade de Londres e foi um dos pioneiros a identificar o ácido lunalárico, um regulador natural de crescimento que ocorre em algas e briófitas. Também na Universidade de Londres, no Wye College, deu prosseguimento ao pós-doutorado.  

Ivany Valio chegou na Unicamp em dezembro de 1972 - três anos após a criação do Instituto de Biologia (IB) - para ministrar a disciplina de Fisiologia Vegetal para calouros. Mesmo aposentado, ainda permanecia como professor colaborador no IB até 2011, quando precisou interromper sua trajetória para cuidar de sua esposa enferma, Else Benetti. 

Saiba mais sobre a trajetória de Ivany Ferraz Marques Valio em entrevista concedida ao INCT Herbário Virtual para o projeto Memória em vídeo dos botânicos do Brasil.  

O vídeo abaixo são cenas do professor Ivany Valio em sua última defesa de tese como orientador no Instituto de Biologia da Unicamp, em 21 de fevereiro de 2011. A pesquisa foi desenvolvida por Adaíses Simone Maciel da Silva.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”