Coordenador da Cocen passará a ser escolhido pela comunidade

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou por unanimidade no último dia 26 de março, durante sessão ordinária, proposta de alteração da Deliberação Consu A-17/1998, que dispõe sobre a criação da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). O novo texto do documento estabelece que o coordenador da Cocen passará a ser eleito pelos membros da comunidade do órgão: docentes que mantêm atividades de pesquisas ou exercem cargos nos Centros e Núcleos, pesquisadores de carreira e servidores da carreira Paepe [Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão]. Atualmente, este dirigente é designado diretamente pelo reitor.

Para a coordenadora da Cocen, professora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, a decisão unânime do Consu reforça a importância da alteração, que tornará o processo de escolha dos futuros dirigentes do órgão mais democrático. “Particularmente, acredito que a consulta à comunidade dará ainda mais legitimidade aos próximos coordenadores, uma vez que eles serão escolhidos pelos seus pares”, pondera a docente.

Atualmente, prossegue a professora Ana Carolina, a comunidade vinculada à Cocen é constituída por algo em torno de 670 pessoas, sendo cerca de 100 pesquisadores de carreira, 350 servidores Paepe e 220 docentes. “É importante ressaltar que estamos promovendo um levantamento para atualizar os dados referentes aos professores que desenvolvem pesquisas ou exercem algum cargo nos centros e núcleos”, informa.

Foto Perri
Sessão do Consu na qual fou aprovada a alteração da Deliberção que criou a Cocen

Antes de seguir para a apreciação do Consu, a proposta de alteração da deliberação que criou a Cocen foi analisada por um Grupo de Trabalho (GT) no âmbito da Comissão de Atividades Interdisciplinares (CAI/Consu), formado pelos seguintes nomes: João Ernesto de Carvalho (FCF), Rosmari Aparecida Ribeiro (Cotil), Ana Ávila (Cocen), Marta T Duarte (CPQBA), Marcelo Brandão (CBMEG), Aline Carvalho (Nepam), Alberto Jakob (Nepo) e Simone Figueiredo (Nudecri). “O trabalho feito pelo GT foi excelente, o que deu base à aprovação por unanimidade pelo Consu”, analisa a professora Ana Carolina.

De acordo com ela, a partir de agora o processo eleitoral tramitará na CAI, que criará uma Comissão Eleitoral, cuja tarefa será estabelecer as normas e tratativas referentes à consulta. Após a manifestação da comunidade, será elaborada uma lista tríplice com os nomes dos concorrentes. A relação será enviada ao reitor da Unicamp, a quem caberá a designação do coordenador da Cocen. “Trata-se de uma conquista importante para a Coordenadoria, em particular, e para a Unicamp, de maneira geral”, reforça a professora Ana Carolina.

Ao final da votação da matéria pelos integrantes do Consu, o reitor Marcelo Knobel também observou a importância de democratizar o processo de escolha do coordenador da Cocen. Ele lembrou que a proposta está contida em seu plano de gestão, apresentado à época em que era candidato. “É uma satisfação cumprir mais esse compromisso de campanha”, pontuou na ocasião.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”