Novo diretor do IAC visita Unicamp para estreitar laços sobre inovação

Autoria

O reitor Marcelo Knobel recebeu nesta quarta-feira (27) a visita do novo diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Marcos Antônio Machado, que assumiu o cargo em janeiro. A visita foi motivada pelos diversos projetos de inovação desenvolvidos no IAC e na Unicamp, sendo que estreitar laços institucionais para implementar mudanças científicas e ampliar a captação de recursos dentro do instituto se faz necessário diante da missão do IAC de promover um desenvolvimento sustentável da região, conforme Machado justificou ser uma de suas metas.

O diretor-geral também destacou seu interesse em firmar mais parcerias de inovação e unir os projetos do IAC, como o Agropolo Campinas, apoiado pela FAPESP no âmbito do Programa Pesquisa em Políticas Públicas, com o HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável).

O estreitamento de relações foi bem visto pelo reitor da Unicamp, Prof. Marcelo Knobel, que também alertou sobre a necessidade do Agropolo estruturar, além do fortalecimento das parcerias em Pesquisa e Desenvolvimento, um modelo de negócio que retroalimente o projeto: “A questão é encontrar uma forma realmente eficaz de unir forças entre as iniciativas. Temos uma missão em comum e estamos sediados na mesma cidade. Agora, precisamos estruturar um modelo de negócio eficaz e estruturar os novos passos, uma expertise da nossa Agência de Inovação, que sabe como negociar com o setor empresarial para firmar novos projetos de pesquisa”, defendeu o reitor.

Entre as iniciativas conduzidas pelo Agropolo Campinas, Machado apresentou a necessidade de parcerias para a construção de um sistema de compostagem que pretende transformar resíduos urbanos vegetais em compostos orgânicos a serem utilizados em Campinas e em culturas do IAC.

Para o sistema de compostagem ser eficiente, além das parcerias políticas e de pesquisa firmadas, o diretor-geral do IAC se interessou pelo trabalho da Inova Unicamp no fomento de startups focadas em inovação com base tecnológica que possam ter foco no agronegócio junto ao IAC e no sistema de compostagem, o que pode tornar a região como referência na temática.

Para as possibilidades levantadas, tanto o reitor da Unicamp quanto o diretor-executivo da Inova Unicamp, Prof. Newton Frateschi, e o diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Dr. Eduardo Gurgel do Amaral, se mostraram abertos para um relacionamento próximo entre as instituições a fim de se fortalecerem na evolução dos projetos.

“Notamos que há um problema recorrente em alguns projetos em só focar na pesquisa sem estruturar um modelo de negócio e vice-versa. A Inova Unicamp tem condições de colaborar em projetos de P&D para evitar esses problemas futuros, além de capacitar parceiros na promoção de inovação de seus institutos, como viemos protagonizando e colaborando na profissionalização de outros Núcleos de Inovação Tecnológica na Rede Inova São Paulo”, prontificou-se Frateschi.

Novo diretor do IAC visita Unicamp

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”