Docente da Unicamp lidera comitiva brasileira em evento mundial sobre mineração no Canadá

O professor do Instituto de Geociências da Unicamp, Roberto Perez Xavier, coordenou a participação de uma missão brasileira na convenção anual do “Prospectors and Developers Association of Canada - PDAC”, em Toronto, entre os dias 3 e 6 de março. Esse é o maior evento de exploração mineral e mineração do mundo, em que são apresentadas e debatidas as tendências, perspectivas e desafios do setor em escala mundial. O PDAC 2019 contou com mais de 25 mil pessoas de mais de 130 países.

Roberto Xavier é diretor executivo da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira – ADIMB, que coordena a participação de autoridades do governo brasileiro, executivos e profissionais de empresas de mineração no evento do PDAC. Durante a convenção de 2019, o docente da Unicamp apresentou uma palestra inaugural no evento Brazilian Mining Day com o tema Breaking New Grounds in Mineral Exploration in Brazil. Também participou de um painel de discussão para investidores brasileiros e canadenses na Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). O Brasil ainda coordenou, juntamente com a Brasil-Canada Chamber of Comerce (BCCC), com a Embaixada do Canadá no Brasil e com o Instituto Brasileiro da Mineração (IBRAM), um painel que tratou dos avanços da mulher na indústria mineral brasileira. Além disso, num jantar organizado em parceria com a BCCC, Roberto Xavier foi anfitrião do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O professor do IG, Roberto Xavier, durante palestra ministrada em evento no Canadá

Durante a convenção de 2019, foi apresentada uma nova plataforma gratuita de consulta de informações geológicas que vai colaborar com a transparência do setor. A plataforma foi desenvolvida pela empresa jazida.com em parceria com a ADIMB e é destinada a universitários, engenheiros, geólogos, mineradores, garimpeiros e advogados interessados na gestão de processos minerários e licenças ambientais.

Segundo Xavier, a participação do Brasil no evento foi extremamente positiva. “Mostrou a investidores internacionais o grande potencial mineral que o país apresenta para a exploração”, disse. Além disso, durante a convenção, autoridades governamentais do Brasil e do Canadá debateram avanços para a mineração sustentável em termos sociais e ambientais, tendo Brumadinho em pauta.

Xavier também participou de um encontro que reuniu o ministro Bento Albuquerque; a cônsul geral do Brasil em Toronto, Ana Leila Beltrame; o secretário parlamentar do Ministério de Recursos Naturais do Canadá, Paul Lefebvre; a cônsul geral do Canadá no Rio, Evelyne Columbe, além de representantes de diversas empresas que atuam no país. O encontro foi coordenado pela ADIMB, com participação do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM).

O docente da Unicamp com as comitivas brasileira e canadense no PDAC 2019

O professor do Instituto de Geociências da Unicamp, Roberto Perez Xavier, durante sua exposição em Toronto