Diversidade e ações sustentáveis marcam semana da Calourada

Vídeo

Integração, troca de informações e arte compuseram as atividades de recepção dos novos estudantes da Unicamp entre os dias 25 e 26 de fevereiro. Após a confirmação de matrícula nas unidades, os calouros participaram de palestras, ações de sustentabilidade e mostras de pesquisa em espaços comuns do campus de Barão Geraldo, como Ciclo Básico, Praça das Bandeiras e Biblioteca Central. A acolhida oficial por parte da Reitoria aconteceu no dia 26, no Centro de Convenções, com presença de Marcelo Knobel, Reitor da Unicamp, Eliana Martorano Amaral, pró-reitora de Graduação (PRG) e Néri de Barros Almeida, do Observatório de Direitos Humanos da universidade. Alunos dos campi de Limeira (FT e FCA) e Piracicaba (FOP) também foram recepcionados em programações específicas.

Neste ano, toda a programação, proposta pela PRG (Pró-Reitoria de Graduação), teve como foco os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados em 2015, pelos países membros das Nações Unidas (ONU).  A agenda global para equilibrar desenvolvimento econômico e proteção do planeta está na pauta da universidade e “pode ser trabalhada em todos as áreas de conhecimento e de forma transdisciplinar”, afirma Eliana Amaral.  No saguão do Prédio do Básico, por exemplo, foi montada uma mostra com ações relativas ao Projeto Campus Sustentável, desenvolvido em parceria com a CPFL Energia. O GGUS (Grupo Gestor Universidade Sustentável) também propôs uma tarde de interação e apresentação de projetos ambientais em andamento, incluindo oficinas com a equipe do Trote da Cidadania. Palestras sobre racismo, empreendedorismo social e Cultura de Paz foram algumas das atrações da semana. As apresentações culturais ficaram por conta do programa Aluno Artista (SAE/PRG).

Os aprovados no Vestibular Indígena Unicamp, primeira edição em 2019, participaram de acolhida especial entre 20 e 22 de fevereiro. Neste último dia, estudantes intercambistas também contaram com atividades de recepção, realizadas pela Deri (Diretoria Executiva de Relações Internacionais).

Assista ao vídeo produzido pela TV Unicamp:

www.calourada.prg.unicamp.br/

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU guiarão a Calourada 2019

Diversidade e ações sustentáveis marcam semana da Calourada
Imagem de capa
Audiodescrição: no palco de um auditório, imagem panorâmica e em perspectiva, homem em pé, tendo à frente uma tribuna de madeira, fala em microfone sem fio, à esquerda na imagem. Ainda no palco, ao centro, há um homem e uma mulher sentados em cadeiras, um ao lado do outro, conversando. E, à direita, uma ampla tela de projeção de data show onde se lê #calouradaunicamp2019, junto a ilustrações circulares e quadradas muito coloridas. À frente do palco, de costas na imagem, o público do auditório. Imagem 1 de 1

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”