Pesquisadora do Nepam integra coordenação do Biota-Fapesp

Simone Vieira, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) assumiu, no início de fevereiro, a equipe de coordenação do Programa Biota-Fapesp. A pesquisadora coordenará o Programa em conjunto com os professores Carlos Alfredo Joly (IB/Unicamp), Jean Paul Metzger (IB/USP-SP), Luciano Martins Verdade (Esalq/USP – Piracicaba), Roberto Gomes de Souza Berlinck (Instituto de Química/USP – São Carlos) e Vanderlan da Silva Bolzani (IQ/Unesp – Araraquara).

Desde a criação do Biota-Fapesp, em 1999, Simone Vieira teve participação efetiva no Programa não só na liderança, mas também como pesquisadora principal em vários projetos de grande porte. Seu envolvimento com o Biota se deu no início de seu doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), instituição que desenvolveu um dos primeiros projetos temáticos do Programa.

Simone Vieira, pesquisadora do Nepam, assume coordenação Biota-Fapesp
Simone Vieira, pesquisadora do Nepam, assume equipe de coordenação do Biota-Fapesp

Engenheira agrônoma formada pela USP, Simone Vieira faz parte da equipe de pesquisadores do Nepam desde 2010, onde desenvolve atividades no Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas. Um espaço voltado ao desenvolvimento de pesquisas sobre o funcionamento de ecossistemas e dinâmicas socioecológicas por uma perspectiva da integração da conservação e do desenvolvimento local.

Expert da Convenção-Quadro nas Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a pesquisadora atua há seis anos como uma das representantes da comunidade científica no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema), instância máxima de decisões Sistema Ambiental Paulista, e integra o Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virginia.

Sobre o Biota-Fapesp - Lançado em março de 1999, o Programa Biota-Fapesp foi denominado o Instituto Virtual da Biodiversidade por sua forma de organização, integrando pesquisadores de várias instituições e estudantes via internet. Cientistas das principais universidades públicas paulistas, institutos de pesquisa e organizações não governamentais participam de projetos para conhecer, mapear e analisar a biodiversidade distribuída em ambientes terrestres, marinhos e em outros ecossistemas, bem como propor alternativas e políticas públicas para preservá-la. O Biota-Fapesp envolve mais de 1.200 profissionais (cerca de 900 pesquisadores e estudantes de São Paulo, 150 colaboradores de outros estados brasileiros e 80 do exterior).