Unicamp é a 204ª do mundo entre 1.128 universidades avaliadas pelo Ranking QS

A Unicamp é a 204ª universidade mais bem avaliada do mundo em cinco grandes áreas do conhecimento: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais e Gestão. O dado consta de ranking elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada na análise de desempenho de instituições de ensino superior. Ainda segundo a relação, divulgada no início da noite desta terça-feira (26), a disciplina de maior destaque da Universidade é a “Odontologia”, que aparece na 34ª posição entre as escolas verificadas.

Foto: Perri
Segundo o reitor Marcelo Knobel, posição da Unicamp no Ranking QS é reveladora da importância da universidade pública

O Ranking QS 2019 avaliou 1.128 universidades, de 73 países. Foram considerados 48 assuntos (disciplinas ou áreas). De acordo com a análise, a área de conhecimento mais forte da Unicamp é a Engenharia e Tecnologia, que está na posição 130 entre as instituições analisadas, seguida de Ciências Naturais (157), Artes e Humanidades (164), Ciências Sociais e Gestão (188) e Ciências da Vida e Medicina (222).

Ao desmembrar as áreas que compõem o ranking, além da Odontologia, também surgem no grupo das 100 melhores disciplinas “Línguas Modernas” e “Agricultura e Florestamento”. A classificação da QS é feita com base em seis critérios: reputação acadêmica (40%), reputação no mercado de trabalho (10%), proporção de professores / alunos (20%), proporção de docentes internacionais (5%), proporção de estudantes internacionais (5%) e número de citações por docente (20%), que afere a produtividade dos pesquisadores de uma instituição e o impacto dos trabalhos que publicam. Os parâmetros recebem pesos diferentes conforme a área analisada.

Reprodução

O reitor Marcelo Knobel ficou satisfeito com a avaliação recebida pela Unicamp. “Novamente temos um bom resultado em um ranking internacional importante, destacando o papel fundamental das universidades públicas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. É importante o destaque para a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, que aparece na 34ª posição mundial na área de Odontologia, colocação que merece ser comemorada”, declarou o dirigente.

Imagem de capa
QS Ranking | Reprodução

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”