Convênio entre Unicamp e Câmara de Comércio Exterior vai permitir cursos para profissionais da área

Autoridades durante anúncio de cursos sobre comércio exterior e logística
Reitor Marcelo Knobel e demais autoridades durante anúncio de cursos sobre comércio exterior e logística

A Unicamp anunciou nesta quinta-feira (21), um convênio com a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCCER) para oferecimento de cursos relacionados a comércio exterior e logística. A cerimônia contou com a presença do reitor Marcelo Knobel e do pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Hashimoto. Ao representar o presidente da CCCER, Márcio Barbado, o diretor de Comunicações e Marketing Cleber Giorgetti reconheceu o papel da Unicamp e a importância da capacitação de profissionais na região.   

Ao todo, serão oferecidos 7 cursos de 8 horas/aulas cada um nos meses de abril, maio, junho, agosto e setembro. As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 18h30 às 22h30 e, aos sábados, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18 horas. Os temas são: Exportação (módulo básico); Planejamento e Fluxo de Exportação; Financiamento à exportação; Importação; financiamento à importação; Introdução ao mercado de câmbio brasileiro e Introdução à derivativos e proteção financeira cambial ao comércio exterior.

Segundo o coordenador do convênio, professor Miguel Juan Bacic, novos cursos serão criados oportunamente para atender às demandas e necessidades dos profissionais. Durante a solenidade, Bacic comemorou a parceria com a CCCER e destacou que ao longo dos anos 70 existiu na Unicamp o Centro Técnico-Econômico de Assessoria Empresarial que, além de fazer estudos e pesquisas, também ministrava cursos para empresários de pequena e média empresa. "Fiz uma pesquisa dentro do cadastro de indústrias daquela época quais empresas realizaram cursos e quantas sobreviveram em três décadas. Das sobreviventes a maior parte tinha realizado cursos na Unicamp. Isto mostra o papel positivo da Universidade na formação dos empresários na região", avalia o coordenador.

Evento contou com vários integrantes da Câmara de Comércio Exterior
Evento contou com vários integrantes da diretoria da Câmara de Comércio Exterior

O lançamento dos cursos acontecerá no dia 14 de março, às 19 horas, no Auditório Zeferino Vaz do Instituto de Economia (IE), quando acontecerá a aula magna com palestras com professores do IE. Na oportunidade, Giuliano Contento de Oliveira falará sobre as recentes alterações na economia e nas relações internacionais, Roberto Borgui mostrará a importância da China no comércio mundial e para o Brasil e, ainda, Carlos Moura explicará as recentes mudanças na operação do comércio exterior brasileiro.       

Sobre a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCCER) - Trata de uma organização privada sem fins lucrativos, constituída por empresas e profissionais cuja missão é integrar parceiros públicos e privados para apoiar empresários e fomentar a cadeia de negócios relacionados ao comercio exterior de bens, serviços e turismo na macrorregião de Campinas e leste do estado de São Paulo. Participam da CCCER três mil empresas e profissionais afiliados, além dos 58 sócios fundadores.