Unicamp e Universidade de Cardiff promoverão workshop conjunto

Foto Scarpa
O professor Lindon Fonseca Matias, um dos coordenadores acadêmicos do workshop

A Unicamp e a Universidade de Cardiff promoverão de 15 a 19 de julho de 2019 o workshop internacional “Meio Ambiente e Desenvolvimento: Desafios partilhados do século XXI para a sustentabilidade”. O evento será destinado a 17 jovens pesquisadores do Reino Unido e outros 17 de universidades do Estado de São Paulo. As atividades ocorrerão nas dependências do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. A iniciativa conta com o apoio do British Council, do Newton Fund e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com um dos coordenadores acadêmicos do workshop, professor Lindon Fonseca Matias, do Departamento de Geografia do IG, o evento terá o formato de uma reunião de pesquisa intensiva, com o objetivo de estimular novas ideias, abordagens e métodos para entender os vínculos entre o ambiente e o desenvolvimento. “Vamos discutir questões relevantes em torno de um tema geral de interesse global”, adianta o docente.

Ao longo dos cinco dias de trabalho, acrescenta Matias, os participantes do workshop assistirão a palestras e a uma conferência magna, e participarão de uma atividade de campo. A programação está sendo definida. Além disso, cada jovem pesquisador terá 20 minutos para apresentar, em inglês, suas pesquisas relacionadas com o tema central proposto. “Nossa expectativa é que o workshop estimule o surgimento de cooperações e parcerias, de modo que possamos estabelecer uma rede internacional de pesquisas”, adianta o docente do IG.

Outro resultado esperado do workshop é a publicação de um livro que traga os pontos mais relevantes das discussões entre os jovens pesquisadores brasileiros e britânicos. Os interessados em participar do evento podem fazer a manifestação através dos e-mails lindon@ige.unicamp.br, diretamente com o professor Matias, e iorisa@cardiff.ac.uk, com o professor Antonio Ioris, da Escola de Geografia e Planejamento da Universidade de Cardiff, outro coordenador acadêmico do workshop. As despesas de viagem e acomodação dos participantes serão pagas pela organização do evento. A ficha de inscrição está disponível neste link.

Leia mais sobre o evento

Imagem de capa
Prédio do Instituto de Geociências da Unicamp, onde ocorrerão as atividades do workshop