Renato Falcão Dantas é o novo diretor da Faculdade de Tecnologia, em Limeira

O professor Renato Falcão Dantas discursa ao tomar posse como novo diretor da Faculdade de Tecnologia (FT)

O professor Renato Falcão Dantas assumiu ontem (19) a direção da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, em cerimônia presidida pelo reitor Marcelo Knobel. Dantas permanecerá no cargo até 2022 em substituição à professora Luísa Andréia Gachet Barbosa. O cargo de diretor-associado será ocupado pelo professor Leonardo L. Bravo Roger, doutor em Engenharia Elétrica.

Entre os principais desafios da nova gestão destaca-se a criação de dois departamentos, aprovados recentemente pela congregação da faculdade. Segundo o diretor, a Faculdade, instalada em Limeira, cresceu muito nos últimos anos e possui na grade seis cursos em quatro áreas – Ambiental, Transportes, Telecomunicações e Informática. “Com a formação dos novos departamentos a expectativa será de que a administração seja mais eficiente”, acredita.

De maneira geral, o propósito do novo diretor será fortalecer a faculdade em termos de pesquisa e consolidar a excelência em ensino que é marca da Unicamp. A FT cumpre 10 anos de existência em maio de 2019. “Temos um plano de metas de investimento na pesquisa, que passa pelo fortalecimento também do nosso programa de Pós-graduação em Tecnologia, que conta com mais de 300 alunos entre mestrandos e doutorandos”, afirma.

Expectativas – Renato Dantas chegou à Universidade em 2014 e já atuava como diretor associado há dois anos. O convite para assumir o cargo veio da professora Luísa, depois de o professor Rangel Arthur, então diretor associado eleito, se afastar para assumir a assessoria na Inova da Unicamp. Neste sentido, para os próximos quatro anos, pretende-se continuar com as mudanças estruturais que a FT já tem passado, o que inclui as reformulações dos cursos de graduação. “O objetivo é torná-los mais modernos e atraentes para os estudantes. Todos os cursos passaram por modernização dos projetos pedagógicos. Sendo assim, os próximos anos exigem esforços no sentido de adequar os espaços físicos e metodologias para os novos desafios”, afirma.

Outra vertente que planeja atuar a nova gestão será fortalecer a extensão universitária para aproximar a Faculdade da população. Muitos são os projetos de extensão mantidos pela unidade ao longo dos anos, mas a expectativa é buscar maior valorização dessas atividades.

Um esforço extra para tornar a FT líder regional em programas de sustentabilidade também está entre os planos da próxima diretoria. Alguns programas já foram implantados como a redução de uso de materiais descartáveis no campus. “Implantaremos também programas de diminuição de consumo e reciclagem de papel; realizaremos iniciativas como feira ecológica, dia sem carro e site de carona, além das medidas de contenção de água e energia, etc.”, relata.

Breve currículo –  O professor Renato Falcão Dantas é farmacêutico e mestre em Química pela (Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Engenharia Química pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Tem expressiva experiência internacional, pois foi professor/pesquisador em diversas instituições como a Universidade de Barcelona (Espanha), Università Federico Secondo (Itália), Universität für Bodenkultur (Áustria) e City College of New York (USA).

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”