Da Unicamp para o maior jardim botânico do mundo

Edição de imagem
Alexandre Antonelli na Universidade de Gutemburgo e em trabalho de campo no Equador e Colômbia
Alexandre Antonelli na Universidade de Gutemburgo e em trabalho de campo no Equador e Colômbia

Aos 40 anos de idade, o brasileiro Alexandre Antonelli foi nomeado em outubro passado para o cargo de diretor de Ciência do Royal Botanic Gardens, Kew, no Reino Unido, considerado o maior jardim botânico do mundo. Ele assumirá a função em fevereiro de 2019.

Antonelli iniciou sua graduação em Ciências Biológicas na Unicamp em 1996, mas terminou o curso na Europa. Para o doutorado, o novo diretor retornou à Unicamp e cursou disciplinas no Instituto de Biologia e obteve suporte formal e logístico para realizar trabalhos de coleta de plantas em várias partes do país, como no Amazonas, na Mata Atlântica e em áreas de Cerrado.

O estreitamento das relações com a Unicamp permaneceu, quando assumiu o cargo de professor na Universidade de Gotemburgo, na Suécia. “Recebi vários alunos de doutorado para estágios aqui no meu laboratório e ainda mantenho colaborações com vários professores do IB”, afirma Antonelli.

Em entrevista ao Portal da Unicamp, ele fala sobre sua trajetória e revela quais são suas expectativas para o seu mais novo desafio.         

 

Portal da Unicamp – Qual o curso e em que ano você fez graduação na Unicamp?

Alexandre Antonelli – Fiz Ciências Biológicas no período noturno durante um semestre, em 1996. Tranquei a matrícula por um ano para poder estudar francês na França. Recomecei minha graduação em Biologia na Suécia em 2001.

 

PU - O que você acredita que foi importante na sua graduação para que prosseguisse na carreira acadêmica? 

Alexandre – Foi o trabalho de campo, onde entrei em contato pela primeira vez com pesquisadores e estudantes de doutorado absorvidos na pesquisa científica. Fui voluntário para um projeto no norte da Suécia em 2003, viajando de helicóptero para várias montanhas da Lapônia para documentar e medir a vegetação e como ela seria afetada pelas mudanças climáticas. Foi então que entendi que era possível conciliar meu grande interesse pessoal de estar na natureza, com um trabalho remunerado e de alta relevância para a sociedade e o planeta. Me tornar pesquisador se tornou um sonho que logo se concretizou. 

 

PU – Como foi a sua transferência para a Universidade de Gotemburgo, na Suécia? Como você chegou até lá? 

Alexandre – Cheguei a Gotemburgo por razões pessoais. Estava morando em Honduras e trabalhando como mergulhador no Caribe, quando conheci uma menina sueca, que depois se tornaria minha esposa. A principal razão foi saber que Gotemburgo tinha uma grande linha de pesquisa com a flora da América do Sul, e fiquei muito animado em dar continuidade a esse trabalho. 

 

Alexandre Antonelli contato com a Unicamp foi extremamente valioso no doutorado
Alexandre Antonelli contato com a Unicamp foi extremamente valioso no doutorado

PU – Depois de sua saída da Unicamp teve ou tem algum contato com professores e pesquisadores daqui?

Alexandre – Sempre mantive um contato muito ativo com a Unicamp, principalmente o Instituto de Biologia (Departamento de Biologia Vegetal). Já durante meu doutorado na Suécia, esse contato foi extremamente valioso, pois fiz disciplinas aí e obtive o suporte formal e logístico para poder realizar trabalhos de coleta de plantas em várias partes do país, como Amazonas, Cerrado e Mata Atlântica. Já recebi vários alunos de doutorado para estágios aqui no meu laboratório, e ainda mantenho colaborações com vários professores, principalmente o professor André Olmos Simões e a professora Maria Fernanda Calió. 

 

PU –  Faça um breve resumo da sua trajetória acadêmica?  

Alexandre – Fiz doutorado em Biologia 2003-2008 pela Universidade de Gotemburgo; Pós-doc 2009-2010 pela Universidade de Zurique; Curador científico no Jardim Botânico de Gotemburgo 2010–2019; Pesquisador pela Universidade de Gotemburgo 2011– até a presente data (Professor Livre Docente em 2015); Fundador e Diretor do Gothenburg Global Biodiversity Centre 2017–2019; Professor Visitante pela Universidade de Harvard Janeiro-Julho 2018.

 

PU – Fale sobre como se sente com a nomeação e faça um breve resumo dos seus projetos futuros e o que pretende desenvolver no Kew Garden. 

Alexandre – Estou super animado com o cargo, será uma honra e responsabilidade imensa liderar a pesquisa e coleções científicas do Kew! Espero também me desenvolver profissionalmente e pessoalmente. Ainda não assumi o cargo, e é cedo para saber quais serão os projetos futuros que tentarei lançar. Uma prioridade é consolidar os planos da estratégia científica divulgada para os anos 2015-2020 e criar uma nova estratégia para os anos 2020-2025. Algo que gostaria muito de iniciar em breve é um projeto de criação de imagens para todas as espécies cultivadas ou preservadas no Kew, ligadas diretamente a algoritmos de inteligência artificial para o reconhecimento automático de espécies de plantas e fungos, envolvendo a participação de cidadãos neste processo. 

 

PU – Fale sobre o Kew Garden e sua importância mundial. 

Alexandre – Royal Botanic Gardens, Kew é o maior jardim botânico do mundo. Conta com mais de mil empregados, dos quais mais de 300 são cientistas ou associados à pesquisa. Durante os quase 260 anos de existência, esta instituição acumulou a coleção mais vasta de plantas e fungos do mundo. Kew lidera a pesquisa botânica e de fungos em várias áreas, com fortes colaborações internacionais, envolvendo mais de 110 países. O Brasil, por ser o país de mais alta biodiversidade mundial, tem excelentes colaborações com Kew e espero poder fortalecer isso ainda mais durante meu mandato. 

 

Imagem de capa
Alexandre Antonelli em experimento na Universidade de Gotemburgo, na Suécia

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa