Faculdade Zumbi dos Palmares e Unicamp estabelecem parceria

dois homens conversam
Marcelo Knobel e José Vicente assinaram acordo e primeiro projeto conjunto

Fomentar o espírito empreendedor e dar vazão a talentos reprimidos de jovens negros de São Paulo são alguns dos objetivos do Espaço para Empreendedores e Inovadores lançado na última sexta-feira (21), na reitoria da Unicamp.  O Espaço é o primeiro projeto do convênio de cooperação firmado entre a Universidade e a Faculdade Zumbi dos Palmares. O acordo foi assinado pelos reitores das duas instituições, José Vicente e Marcelo Knobel. Estiveram presentes, ainda, o diretor da Agência de Inovação (Inova), Newnton Frateschi; a pró-reitora de graduação, Eliana Amaral; e a assessora da reitoria, Dora Maria Grassi Kassisse, da Unicamp; além dos coordenadores do Núcleo de Direitos Humanos e Acessibilidade, Natanael dos Santos e do Núcleo de Música e Arte, Daniel Albuquerque, da Faculdade Zumbi dos Palmares.

“Estamos desenvolvendo uma série de atividades importantes de parceria com uma faculdade que é referência na área de inclusão social e ações afirmativas com relação à presença dos negros na sociedade. O objetivo é o empoderamento de uma juventude que sempre foi excluída no país”, afirmou Marcelo Knobel.  Segundo ele, a parceria possibilitará à Unicamp atuar também na questão da inclusão para além do período universitário. “Precisamos pensar no acesso, na permanência e, naturalmente, depois, no mercado de trabalho para esses jovens que estão saindo da universidade”, explicou.

Para o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, a assinatura do convênio é um acontecimento histórico. “Há muito tempo debatemos que o ambiente do ensino superior público deveria interagir mais e promover ações para intervir no tema dos negros brasileiros. Os desafios são conhecidos por todos, mas, no mais das vezes, ficaram para ser solucionados apenas pelos negros. Acontece que esse desafio não é do negro, é da sociedade brasileira. O ambiente acadêmico, especialmente a universidade pública, pode contribuir significativamente para produzir soluções para esses desafios”, afirmou Vicente.

homens e mulheres posam para foto
Natanael dos Santos, Newnton Frateschi, Marcelo Knobel, José Vicente, Dora Maria Grassi Kassisse, Eliana Amaral e Daniel Albuquerque

Por meio do acordo assinado, as duas instituições pretendem colaborar mutuamente na promoção da inovação e do empreendedorismo entre seus estudantes. A agência de inovação da Unicamp disponibilizará a estrutura de sua incubadora de empresas e parque tecnológico, assim como os conhecimentos desenvolvidos na área. “A ideia é compartilhar.  Nós temos um núcleo de inovação tecnológica muito envolvido com propriedade intelectual e empreendedorismo. Vamos disponibilizar esses espaços, estimular a participação nos nossos eventos e promover ações conjuntas. Acreditamos que  dessa forma começaremos uma sinergia que, certamente, fará surgir talentos, possibilidades e novas empresas”, afirmou Frateschi.