Alberto Francato assume a direção da FEC

Alberto Francato substitui Marina Ilha

O dia em que pisou na Unicamp pela primeira vez, em 1985, para participar do então programa Unicamp de Portas Abertas, foi lembrado pelo professor Alberto Luiz Francato, durante seu discurso de posse como diretor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Na época, recorda Francato, os olhos do garoto estudante de Ensino Médio de uma escola pública brilhavam com a oportunidade de ser inserido naquele universo. “O caminho foi aberto para a possibilidade de frequentar uma universidade pública”, relata.

A Unicamp não foi o seu destino naquele momento, pois cursou sua graduação em Engenharia Civil na USP. Dez anos depois, no entanto, o recém empossado diretor retornou ao campus e, desta vez, como aluno de pós-graduação. Fez mestrado e doutorado na Universidade. Permaneceu dois anos como professor em contrato emergencial e, outros três anos, foram dedicados à colaboração em pesquisa até que se efetivou no cargo. Passou pela diretoria de Extensão e de Graduação da faculdade e, nos últimos quatro anos, esteve à frente da diretoria associada.

Reitor Marcelo Knobel presidiu cerimônia de posse

O professor Alberto Francato irá substituir a professora Marina Sangoi Ilha em uma gestão até 2022. O diretor associado passa a ser o professor Daniel de Carvalho Moreira. A cerimônia de posse, presidida pelo reitor Marcelo Knobel, que aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 31, foi tomada pela emoção da ex-diretora. Segundo a professora, esta é uma das fases mais importantes de sua vida, pois se sentiu honrada em ter sido a primeira mulher a assumir o cargo na FEC. “O desafio foi diário, com as dificuldades econômicas na Universidade, mas não foram medidos esforços para minimizar os efeitos. Para a próxima gestão desejo sucesso e atenção especial para os problemas ainda presentes”, declarou emocionada.

Ao final, o reitor Marcelo Knobel, depois de agradecer a ex-diretora, conclamou a nova direção para a união de forças para os novos desafios, tendo em vista o cenário de instabilidade tanto financeira quanto política. “Juntos e unidos em torno da defesa da universidade pública”, destacou.

FEC já formou 2.500 engenheiros civis

Os números da FEC

66 docentes

71 funcionários