Lançamento de livro celebra jubileu de ouro do Instituto de Matemática

O diretor do Imecc aparece segurando o livro aberto em frente a um telão que reproduz a capa do livro
O diretor do Imecc Francisco Gomes Neto lê trecho da publicação

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp está comemorando cinquenta anos com o lançamento do livro Advances in Mathematics and Applications, pela editora Springer. A publicação reúne artigos escritos por quinze docentes que tiveram papel de destaque em todos esses anos do Instituto. O lançamento foi nesta terça-feira, (30) no auditório do Imecc, dentro da programação do jubileu de ouro que segue até sete de dezembro. (veja aqui)

“Nos artigos há capítulos nos quais os autores enumeram contribuições feitas em uma determinada área, há capítulos com caráter histórico e ainda capítulos que trazem pesquisas de ponta, apresentando novidades do ponto de vista científico”, afirmou o diretor Francisco Gomes Neto. Ele leu, no lançamento, trechos da apresentação do livro que mencionam o início da história do Imecc.

“A criação de um instituto de matemática no interior do estado de São Paulo e sua implantação em um terreno que, dois anos antes, sediava uma fazenda, são tarefas dignas de uma epopeia” ressaltou Gomes Neto.

O Instituto foi um dos pioneiros a implantar os cursos de estatística, ciência da computação e matemática aplicada no País. “O programa de pós-graduação em matemática também foi um dos primeiros a receber a nota máxima da Capes”, lembrou.

A edição do livro coube a Gomes Neto e também ao professor Carlile Lavor, que entregou exemplares aos quinze autores ou representantes que estavam na cerimônia de lançamento.

Todos os autores do livro posam para a foto, alguns estão sentados atrás da mesa, outros de pé
Autores do livro são professores do Imecc que contribuíram com a história do Instituto
plateia do auditório, no lançamento do livro
Auditório do Imecc durante a cerimônia de lançamento do livro

De acordo com Lavor, é uma feliz coincidência o Imecc comemorar seu jubileu de ouro no mesmo ano em que o Brasil foi aprovado para integrar o Grupo 5 da União Matemática Internacional, ficando entre as nações mais avançadas em pesquisa matemática. “Trabalhamos com a linguagem que dá precisão e poder ao conhecimento científico, se conseguirmos definir novos caminhos que aproveitem as capacidades dos nossos três departamentos poderemos entrar de fato no século 21”, comentou.

Depois da cerimônia de lançamento do livro houve a inauguração oficial do novo prédio de laboratórios do Instituto, onde já funcionam 15 laboratórios de pesquisa, um laboratório computacional e duas salas de aula. Para o descerramento da placa, além da pró-reitora de Pós-Graduação Nancy Lopes Garcia, docente do Instituto, estavam presentes os pró-reitores de Extensão Fernando Augusto de Almeida Hashimoto, e de Pesquisa, Munir Salomão Skaf.

Autoridades se concentram na entrada do prédio para o descerramento da placa
Pró-reitores se unem à direção do Imecc para o descerramento da placa de inauguração do prédio de laboratórios
Laboratório com vários computadores. Está vazio
Laboratórios inaugurados oficialmente