Câmara Técnica começa a atuar pelo Campus Inteligente

Marco Aurélio Lima fala sobre construção de um Hub Internacional

Em evento na tarde desta terça-feira, a Unicamp institucionalizou a Câmara Técnica de Gestão de Campus Inteligente (CTGCIn), que passa a interagir efetivamente com a administração central e várias outras instancias da Universidade para estabelecer o plano de desenvolvimento de um campus inteligente e, também, para atuar conjuntamente na construção de um Hub Internacional. “A ideia é conseguir integrar as várias soluções inteligentes para o Smart Campus, implantá-las e, com isso, contribuir com soluções também para cidades inteligentes, para fora da Unicamp”, afirma Juliana Freitag Borin, coordenadora da CTGCIn.

O anúncio foi feito no 1º Seminário Campus Inteligente, promovido pela Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi), por meio do seu Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), no auditório do Centro de Computação. “Esta é a mais nova Câmara Técnica dentro do GGUS, que foi constituído em 2014 e tem como princípio norteador fazer com que a Universidade alcance a sustentabilidade de forma plena. A administração central, na ocasião, achou conveniente e estratégico utilizarmos o que de melhor produzimos também dentro da universidade. Com esse entendimento, foram criadas sete câmaras: gestão de energia, projeto de sustentabilidade, recursos hídricos, fauna e flora, ambiente urbano, resíduos e educação ambiental”, explica Juliano Henrique Finelli, coordenador executivo do GGUS.

Juliana Freitag Borin, coordenadora da nova Câmara Técnica

A palestra de abertura do seminário foi concedida pelo professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor da Depi, sobre Hub Internacional. “A Unicamp será líder, mas estará convidando outras universidades, empresas ou comunidades a participar do desenvolvimento sustentável – que é um termo decidido pela ONU: em 2015, em Paris, 150 países assinaram um acordo dizendo, basicamente, que vale ser ambicioso, mas que sua estratégia de desenvolvimento não pode impactar no meio ambiente de modo que se impeça o desenvolvimento das gerações futuras.”

Segundo Lima, a Unicamp planeja criar um Hub Internacional para desenvolvimento sustentável inspirada na aquisição da Fazenda Argentina, uma área de 1,4 milhão de metros quadrados contínua ao campus de Barão Geraldo. “E a proposta da Reitoria é que adotemos uma estratégia de forte integração com a cidade de Campinas. Temos feito convites para que ao redor do Hub se tente criar um bairro inteligente, integrado à Universidade, mas com características modernas, sustentável, como sendo a semente de uma smart city. A presença da Unicamp ajudará muito a cristalizar a ideia, porque temos competências em todas as unidades.”

Rachel Paschoalino e as soluções de Wi-Fi para dispositivos IoT

A professora Rachel Paschoalino, do Centro de Computação (CCUEC), apresentou em sua palestra as soluções de Wi-Fi implementadas na Unicamp para dispositivos IoT (Internet das Coisas). “Basicamente, temos hoje duas soluções: a primeira, implementada em maio deste ano, é destinada a projetos institucionais de IoT que demandam acessos por toda a área do campus e dos campi (remotamente, inclusive). É uma rede com algum tipo de segurança e já estamos atendendo a dois projetos, que são o Campus Sustentável e o Smart Campus.”

A segunda solução, acrescenta a professora do CCUEC, já está em fase de testes e dará acesso a dispositivos como TVs, câmeras e chromecasts. “É uma solução para o interior da unidade, atendendo a dispositivos locais. Em relação à cobertura no campus, estamos com praticamente 90% dela nas unidades, enquanto que na cobertura externa (outdoor) temos bastante a crescer. E, como muito da demanda dos projetos IoT é de cobertura externa, agora estamos focando a expansão dessa rede outdoor.”