Mirna Gigante assume diretoria da Faculdade de Engenharia de Alimentos

Mirna L. Gigante

Mirna L. Gigante e Julian Martinez tomaram posse nesta segunda-feira (8), como diretora e diretor associado da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, para o quadriênio 2018-2022. A sessão solene contou com a presença do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; da coordenadora geral Teresa Atvars; do pró-reitor de pesquisa, Munir Skaf; vice-reitor de relações internacionais, Mariano Laplane; do ex-reitor Tadeu Jorge; além de diretores de outros departamentos, professores, funcionários e estudantes.

“Queremos buscar, através do diálogo, a participação e o comprometimento de toda a comunidade com o futuro da FEA e da Unicamp. Acreditamos que, entre o caos que alguns pregoam e o ideal com o qual outros sonham, existe o real. E o real somos nós: docentes, funcionários, gestores competentes e comprometidos com a instituição, alunos de graduação e pós-graduação capazes e interessados, produtivos e engajados em entidades estudantis organizadas e responsáveis. Essa é a nossa potência. Não podemos nunca perder isso de vista”, afirmou Mirna Gigante ao assumir o cargo.

De acordo com a nova diretora, a necessidade de maior integração entre a comunidade da FEA foi a demanda de todas as categorias, durante a construção de seu plano de gestão. “Acreditamos que, a despeito das nossas diferenças individuais, que são muitas, é um desafio para a comunidade da FEA trabalhar em equipe. Esse é o nosso comprometimento para os próximos quatro anos”, pontuou.

Marcelo Knobel, por sua vez, agradeceu o trabalho realizado pela gestão anterior “em prol da Unicamp e da FEA”. Ao parabenizar a nova diretora, o reitor ressaltou o momento crítico vivido pelo país e pelo Estado de São Paulo, com o processo eleitoral em curso. “É completamente incerto o que virá. A composição da Assembleia Legislativa é uma incógnita. As composições de força mudaram significativamente. Ninguém sabe o que nos espera nem no plano Federal, nem no plano Estadual, nem na Assembleia. Serão anos de fato bastante cuidadosos, principalmente para a Universidade Pública e, mais ainda, para as nossas três universidades do Estado de São Paulo”, afirmou.

homem fala ao microfone
Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel

Ao se despedir do cargo, Antonio José de Almeida Meirelles ressaltou as conquistas da FEA durante sua gestão e homenageou a comunidade entregando flores à funcionária Cícera de Souza Almeida. Meirelles destacou, ainda, a nova política de inclusão no ensino de graduação como principal vitória da Universidade nos últimos quatro anos. Segundo ele, esta política foi resultado da convergência da ação do movimento estudantil pró-inclusão e pró-cotas e das duas administrações da reitoria, a atual e a anterior. “Em um momento da história de nosso país em que os diferentes pontos de vista não se mostram capazes de buscar mediações, no qual ao invés de pontes construímos muros, nossa universidade deu um excelente exemplo da capacidade que o diálogo democrático tem de construir avanços, a despeito de tudo que possa nos dividir”, concluiu.

Antonio José de Almeida Meirelles, diretor da FEA no quadriênio 2014-2018
Sessão solene contou com a presença de diversas autoridades
Diretores e funcionária posam para foto
Mãe da nova diretora