Dupla dos EUA ganha Nobel de Economia

William D. Nordhaus e Paul M. Romer foram premiados nesta segunda-feira (8) com o Nobel de Economia. De acordo com o anúncio dos organizadores do prêmio, ambos projetaram métodos que abordam algumas das questões mais fundamentais e urgentes do nosso tempo: crescimento sustentável a longo prazo na economia global e o bem-estar da população mundial.

Nordhaus fez trabalhos que abordaram métodos para favorecer o crescimento sustentável e a relação entre economia o clima. Já Romer fez estudos que mostram como o acúmulo de ideias sustenta o crescimento econômico de longo prazo.

Nordhaus é professor do Departamento de Economia da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. O economista fez estudos que mostram que o meio mais eficiente para resolver os problemas causados pelas emissões de gases é um imposto global a todos os países.

Paul M. Romer também foi economista-chefe do Banco Mundial. Romer foi reconhecido por estudar sobre como empresas podem produzir inovações.

Nordhaus criou um modelo quantitativo que descreve a interação global entre a economia e o clima. Seu modelo foi disseminado e é usado para examinar as consequências das intervenções de políticas climáticas, por exemplo, os impostos sobre carbono.

A pesquisa de Romer lançou as bases do que hoje é chamada teoria do crescimento endógeno. A teoria gerou uma grande quantidade de novas pesquisas sobre os regulamentos e políticas que incentivam novas idéias e prosperidade a longo prazo.

Prêmio Nobel da Paz vai para um médico congolês e uma ativista yazidi

Frances H. Arnold, George P. Smith e Sir Gregory P. Winter ganham o Nobel de Química

Americano, francês e canadense vencem Prêmio Nobel de Física 2018

Nobel de Medicina premia americano e japonês por terapia contra o câncer
(G1)

Imagem de capa
William D. Nordhaus e Paul M. Romer (Imagens: Niklas Elmehed - www.nobelprize.org/)

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa