Unicamp concede título de Professor Emérito a Valdemiro Carlos Sgarbieri

Vídeo

A Unicamp outorgou na tarde desta quinta-feira (4) o título de Professor Emérito ao engenheiro agrônomo Valdemiro Carlos Sgarbieri. A cerimônia, presidida pelo reitor Marcelo Knobel, foi realizada na sala do Conselho Universitário (Consu). A honraria é concedida a professores que se distinguiram no exercício de suas atividades acadêmicas e pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da ciência e da Universidade. A solenidade foi acompanhada por dirigentes, docentes, funcionários e estudantes da Unicamp, além de familiares e convidados de Sgarbieri. Veja o vídeo do evento

A saudação inicial ao homenageado foi feita por Jaime Amaya Farfan, professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), mesma unidade de ensino e pesquisa em que Sgarbieri atuou e na qual se aposentou. Farfan destacou o espírito pioneiro do amigo, classificando-o como um importante cientista e educador nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos. O diretor da FEA, Antonio José de Almeida Meirelles, também ressaltou a importância de Sgarbieri para as mesmas áreas do conhecimento e lembrou que ele contribuiu decisivamente para a formação de várias gerações de engenheiros de alimentos, muitos dos quais ocupam atualmente postos de destaque tanto na academia quanto na indústria.

Foto Perri
O reitor Marcelo Knobel (esq) e Valdemiro Carlos Sgarbieri

Ao agradecer a outorga do título de Professor Emérito, Sgarbieri manifestou gratidão à Unicamp, mas também a professores, alunos e funcionários que contribuíram para o desenvolvimento de seus trabalhos. O homenageado falou sobre a sua trajetória profissional dentro e fora da Unicamp e assinalou que sempre procurou atuar de forma multidisciplinar e em colaboração com colegas da própria Universidade e de outras instituições, algumas delas estrangeiras. Sgarbieri foi o precursor no Brasil das investigações que relacionam produção industrial de alimentos e saúde.

A coordenadora-geral da Unicamp, professora Teresa Atvars, considerou a concessão do título de Professor Emérito a Sgarbieri merecida. Segundo ela, a Universidade somente alcançou o status de melhor escola superior da América Latina graças ao trabalho de profissionais como o homenageado. “O professor Sgarbieri faz parte da geração que construiu os alicerces que possibilitaram à Unicamp ser o que ela é atualmente”, pontuou.

O reitor Marcelo Knobel também definiu a outorga do título a Sgarbieri como merecida. O dirigente declarou ser um privilégio para a atual geração poder conviver com os pioneiros da Unicamp, caso do homenageado. “Como foi destacado aqui, o professor Sgarbieri é um cientista e educador completo. No começo da Universidade, há 50 anos, nós não sabíamos muito bem como fazer ciência. O professor Sgarbieri e outros foram fazer pós-graduação no exterior e trouxeram conhecimentos para que pudéssemos transformar a Unicamp no que ela é hoje. Foi sem dúvida alguma uma imensa contribuição para o desenvolvimento da nossa instituição”, avaliou. A cerimônia foi encerrada com uma apresentação musical e com uma série de cumprimentos ao homenageado.