Jornalista da Comvest lança livro sobre o impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas relações entre TV e cinema no Brasil

"Capa do livro Vale a pena ver de novo? O impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas relações entre TV e cinema no Brasil”
Capa do livro "Vale a pena ver de novo?
O impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas
relações entre TV e cinema no Brasil”

No dia 14 de setembro, às 20 horas, Juliana Sangion,  jornalista da Comissão Permanente para os Vestibulares  (Comvest) da Unicamp, lança o livro Vale a pena ver de novo? O impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas relações entre TV e cinema no Brasil (Traçado Editorial). Será no Chopp do Fritz, que fica na avenida Av. Albino J. B. de Oliveira, 2059, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

O livro abrange o período entre 1998 e 2018: os primeiros 20 anos da empresa. A partir de dados oficiais do setor, entrevistas e análise de filmes e programas televisivos, a pesquisadora apresenta um panorama do audiovisual brasileiro nessas décadas e convida o leitor a refletir sobre o impacto da criação do braço cinematográfico das Organizações Globo.

Segundo a autora, "a criação da Globo Filmes e seu modelo de negócios teve forte impacto na produção cinematográfica nacional. Investigar essa situação após duas décadas torna-se crucial para discutir a circulação de narrativas dominantes em uma indústria tão concentrada como a do audiovisual”.

Como a Rede Globo explora, na televisão, o conteúdo produzido para o cinema e vice-versa? De que maneira a Globo promoveu profissionais da emissora na direção de seus filmes? Essas são algumas das perguntas que nortearam as pesquisas de Juliana Sangion. Para ela, “o tema estimula a refletir sobre o papel dos meios de comunicação e das indústrias do entretenimento nas disputas culturais e ideológicas, e a pensar novas possibilidades e alternativas na produção de bens simbólicos”.

A publicação é instigante e útil a todos que se interessam por televisão e cinema no Brasil, especialmente estudantes e pesquisadores das áreas de comunicação, audiovisual, cinema e ciências sociais, além de profissionais que atuam nesses setores.

Mais sobre o tema
Jornal da Unicamp - A Globo Filmes e a pós-retomada do cinema nacional

Sobre a autora
Juliana Sangion é doutora em Multimeios pela Unicamp, na área de Cinema Brasileiro. Máster em Comunicação Institucional pela Universidade Autônoma de Barcelona. Lecionou no departamento de comunicação do Centro Internacional de Estudos Universitários de Barcelona (IUSC). É docente da PUC-Campinas, em disciplinas das áreas de audiovisual, documentário e telejornalismo; e professora convidada da especialização em Jornalismo Científico do Labjor-Unicamp. Trabalha desde 2003 na Unicamp, como assessora de imprensa da Comvest. 

Sobre a editora
A Traçado Editorial é uma editora independente que tem como foco narrativas de não-ficção e textos acadêmicos na área de Comunicação e Artes.

Serviço
O que: Lançamento do livro “Vale a pena ver de novo?”
Quanto: Evento gratuito
Quando: 14/9/2018, às 20 horas
Onde: Chopp do Fritz: Av. Albino J. B. de Oliveira, 2059, Barão Geraldo, Campinas - SP

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa