Ensaio de ópera

Edição de imagem
imagem aberta mostra formação da orquestra com a regente e solistas
Sede do Ciddic: ensaio de La Traviata com solistas

Uma ópera se constrói na sala Almeida Prado, no Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC), da Unicamp. De instrumentos, vozes e batuta vai tomando corpo a história da cortesã Violetta Valèry, protagonista da obra La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi (1813-1901). Aqui ela calça botas, coque no cabelo, é muito jovem, mas experiente nas montagens que a Unicamp vem realizando anualmente desde 2014. A soprano Raíssa Amaral, 26 anos, doutoranda da Universidade já começa sua performance com o mais alto agudo.

O ensaio é o primeiro da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) com os solistas. Em duas semanas La Traviata deve estrear no Theatro Municipal de Paulínia. Com direção de Angelo José Fernandes, coordenador-geral do projeto; Felipe Venâncio, diretor de cena e cenógrafo; e Cinthia Alireti, diretora musical e regente, a ópera mobiliza mais de cem artistas da OSU, Coral Unicamp Zíper na Boca, Coro Contemporâneo de Campinas e Ópera Estúdio Unicamp.O patrocínio é do Grupo Gestor de Benefícios Socais (GGBS) da Unicamp, por meio de um edital que disponibilizou 30 mil reais para a montagem.

La Traviata estará em cena, completa, assim como foi com A Flauta Mágica (2017), O Elixir do Amor (2016), Don Giovanni (2015) e As Bodas de Fígaro (2014). “Nós fazemos uma ópera por ano agora. Mesmo neste 2018, com essa crise. É o maior orgulho conseguirmos encenar a ópera porque a princípio seria só uma versão do concerto parcialmente encenada”, afirmou a regente Cinthia. “Acho que dentro do meio acadêmico das universidades é raro no Brasil quem consiga montar óperas e, para nós estudantes daqui, é um ganho”, diz Raíssa.

La Traviata foi escolhida por ser uma das óperas mais populares (e bonitas, muitos diriam) do repertório erudito. Além do mais pode ser feita com uma orquestra de porte não muito grande, como é a da Unicamp, com 45 integrantes, e solistas, que a universidade também dispõe, formados pelo Ópera Estúdio. O teatro da cidade vizinha de Paulínia foi escolhido porque é o único da região que tem um fosso para a orquestra, necessário para este tipo de espetáculo.

grupo de solistas
Solistas são nova geração de cantores de ópera

 

Raíssa olha para Rafael durante cena do ensaio
Raíssa interpreta Violetta, Rafael é seu par Alfredo

Por enquanto, com orquestra e solistas, a regente repassa trechos que precisam ser aprimorados. A montagem de uma ópera é um quebra-cabeças cujas peças vão se juntando aos poucos. Os solistas já vêm ensaiando separadamente desde o semestre passado, depois foi a vez da orquestra, dos coros e, a partir de segunda-feira, 27, os ensaios serão no palco, com todos os participantes. O elenco vai continuar a maratona de canto até a estreia. “As árias de Violetta são as mais difíceis. Uma delas são 11 minutos cantando, com notas que vão lá pra cima e lá pra baixo”, conta Raíssa.

O desafio é também encenar. Tradicionalmente os cantores de óperas quase não se movimentam em cena. É algo que não irá acontecer na récita da Unicamp. “A montagem exige muito vocal e cenicamente porque além de cantar, preciso andar, subir num sofá, enfim, a gente tem que se adequar e se virar para conseguir fazer” comenta a soprano. O cansaço dos artistas é tão grande que, para os três principais papeis há dois elencos que podem se revezar.

Rafael Stein, 25 anos, é o tenor convidado para interpretar Alfredo Germont, por quem Violetta se apaixona. Integrante da Cia Minaz, uma companhia de ópera da cidade de Ribeirão Preto, Rafael também ressalta que a ópera exige muito nos aspectos vocal e cênico.

A regente cintia segura a batuta e coloca outra mão no rosto em cena do ensaio
A regente Cinthia Alireti testa formação da orquestra

Originalmente La Traviata seria encenada em trajes modernos, “mas o Verdi mudou de ideia porque os integrantes do coro que eram pessoas comuns, teriam que se vestir como burgueses e não teriam esse refinamento. Ele mudou a ópera para acontecer em 1700” explica a regente. E foi assim que ela estreou em 1853 em Veneza, na Itália. “Hoje a gente consegue fazer isso completamente, vamos fazer completamente moderno”, acrescenta.

Moderno não. Quem sabe futurista? “Eu digo para eles, elenco, que é 2056, ou seja, 200 anos depois da estreia na Itália”, brinca o diretor cênico Felipe Venâncio “Estamos trazendo na cenografia uma versão mais moderna, mexendo com luzes LED e brilho”. Sobre a encenação Venâncio, também ex-aluno da Unicamp, quer trazer mais um pouco do teatro em si e “fazer com que o público se identifique não só pela música, mas pela interpretação também”.

Nas outras montagens da Unicamp a casa estava cheia todas as noites do espetáculo e assim será com La Traviata também, todos esperam. Pela primeira vez será cobrado ingresso, com valor simbólico e arrecadação de alimentos. Os artistas vão reafirmar a viabilidade da ópera no mundo contemporâneo e regional.

“Não houve época melhor para nós músicos da Sinfônica da Unicamp”, comenta o trombonista João José Leite no intervalo do ensaio. Com quase trinta anos de orquestra, ele está podendo participar da formação de cantores líricos. “Excepcional essa nova geração da Unicamp abrindo horizontes. É muito bacana trabalhar com grandes artistas que o Instituto de Artes está produzindo”.

Ingressos

Os ingressos para a ópera La Traviata já estão à venda no site parceiro do Ciddic. (acesse aqui). Também serão vendidos em pontos fixos que serão divulgados a partir desta quinta-feira, 30, pela produção do espetáculo.

Apoio

Além do patrocínio do GGBS, a montagem recebeu apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura de Paulínia, Sanasa Campinas, Prefeitura Municipal de Campinas, Fundação Clóvis Salgado e Palácio das Artes de Belo Horizonte. O GGBS vai ofertar duzentos ingressos cortesia para o segmento funcional da Unicamp por noite de espetáculo. Os interessados devem retirar os ingressos na sede do GGBS, na Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), a partir desta quinta-feira, 30, e por ordem de chegada. Cada funcionário ou docente que for até o GGBS terá direito a até dois ingressos até que se esgotem os 200 ingressos por noite. 

 

Assista ao vídeo do ensaio produzido pela Secretaria de Comunicação Unicamp (Sec):

Serviço

“La Traviata” ópera em três atos, de G. Verdi

QUANDO

6, 7, 8 de setembro de 2018, às 20 horas (quinta a sábado)

e 9 de setembro de 2018, às 18 horas (domingo)

ONDE

Theatro Municipal de Paulínia

Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551 – Parque Brasil 500, Paulínia. Telefone 19-3933-2140

INGRESSOS*

Inteira: R$ 20

Meia-entrada: R$ 10

Convidamos o público à doação de 1 quilo de alimento não perecível, destinado a entidades assistenciais de Paulínia.

Classificação indicativa: 12 anos

 

 

 

O trombonista João José Leite
Felipe Venâncio, diretor de cena e cenógrafo
Cordas da OSU
Partitura
Instrumento de sopro e partitura
Imagem de capa
Audiodescrição: Em área interna, imagem close-up e em perspectiva, três homens tocam violino, dispostos um ao lado do outro, sendo que estão posicionados da esquerda para a direita, com olhares voltados para a direita. Imagem 1 de 1.

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa