Workshop começa a planejar a ‘Unicamp digital’ para 2020

Teresa Atvars, coordenadora geral da Unicamp: “a ‘Unicamp digital’ é o nosso sonho

A Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) organizou na tarde desta quinta-feira o primeiro workshop “Elaboração do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação”, seguindo a meta de se chegar a uma “Unicamp totalmente digital” em 2020. “É o nosso sonho, que projetamos no Planejamento Estratégico [Planes] da instituição”, afirma a coordenadora geral Teresa Atvars. “Queremos focar no desenvolvimento de sistemas para que tenhamos os processos administrativos todos informatizados, automatizados e gerando dados gerenciais. É claro que a ‘Unicamp digital’ tem também uma vertente acadêmica (cursos online, a distância), mas não estamos tratando disso nesse momento.”

Segundo a professora Teresa Atvars, mudanças na forma como a TI vem sendo utilizadas exige um planejamento estratégico devido à dimensão da área, que é importantíssima tanto para ensino, pesquisa e extensão, como também para gestão. “Precisamos avançar muito na informatização, que é uma área cara, que requer investimento, sendo que já fazemos um grande investimento. Por isso, precisamos ter um plano de ação para priorizar os projetos e os recursos, acompanhar a implantação e mostrar os resultados. O papel da CGU é organizar e integrar esta implantação de processos novos de TI na Universidade.”

Reunião de trabalho teve representantes da área administrativa e também usuários do sistema

A coordenadora geral observa que as mudanças necessárias são muitas, como na forma de trabalho para torná-lo mais eficiente, promovendo a integração entre os órgãos para que os processos informatizados que dependam de mais do que um órgão sejam desenvolvidos com mais facilidade. “Precisamos de mudanças no sentido de termos indicadores disponíveis publicamente: hoje isso está setorizado, quando a centralização das informações permitiria uma melhor gestão. E também para que construamos mecanismos de acompanhamento do que está sendo desenvolvido, onde e para quem. São mudanças estruturantes, profundas, e o planejamento é uma das etapas deste processo.”

De acordo com Teresa Atvars, para o workshop realizado na Educorp (Escola de Educação Corporativa da Unicamp) foram chamados representantes de órgãos da administração central (pró-reitorias e coordenação geral), de todos os órgãos da administração que possuem equipes de TI (como CCUEC, DGA e DGRH) e também usuários. “É bom ter um novo sistema, mas é necessário que os usuários estejam satisfeitos com ele. Daí convidá-los para que nos ajudem nessa primeira fase de reflexão sobre o planejamento, e depois para acompanhar os desdobramentos.”

CGU organiza workshop para elaboração do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação

Comunidade Interna