Reitoria divulga comunicado sobre biblioteca do Centro de Memória

Comunicado da Reitoria

A respeito do comunicado divulgado pela diretoria do Centro de Memória da Unicamp (CMU), anunciando a suspensão das atividades de sua biblioteca, a reitoria esclarece:

1.    A decisão anunciada é de exclusiva responsabilidade da administração do CMU.
2.    A reitoria considera a medida inadequada do ponto de vista acadêmico e desnecessária do ponto de vista administrativo.
3.    Como parte integrante do Sistema de Bilbliotecas da Unicamp (SBU), existem inúmeras outras alternativas para a disponibilização pública do acervo.
4.    Em alguns casos, há alternativas de natureza administrativa que não envolvem novas contratações, como o remanejamento de pessoal ou realocação do próprio acervo dentro do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, o que permite manter a disponibilização de acervos.
5.    A contratação de novos profissionais, nesse momento, como é de conhecimento público, é inviável devido ao déficit orçamentário da Universidade, que em 2018 deverá chegar a R$ 240 milhões.
6.    A reitoria está ciente das dificuldades relacionadas ao quadro de pessoal nos órgãos e estabeleceu prioridades, que são submetidas às comissões, câmaras e ao Conselho Universitário (Consu) para tomada de decisões.
7.    Estabelecer prioridades é necessário em razão do déficit orçamentário. No caso do CMU, avaliou-se que a quantidade de usuários diários para os serviços da biblioteca não justifica uma priorização em relação a outras demandas mais urgentes.
8. A Unicamp está abrindo concurso para bibliotecário, a fim de atender os casos considerados proprietários, porém as contratações somente poderão ocorrer após a homologação dos concursos, que por sua vez só podem ocorrer, segundo a legislação, depois do período eleitoral.
9.    A reitoria buscará junto ao SBU outras alternativas para a solução da disponibilização pública do acervo.
10.    Ciente de sua responsabilidade na gestão do patrimônio público, a reitoria considera importante expor os fatos de maneira clara e objetiva para que a comunidade acadêmica forme sua própria opinião e continue apoiando a Unicamp em sua missão social.

Reitoria da Unicamp

Campinas, 19 de julho de 2018.