Association for Computing Machinery elege brasileira em novo conselho diretor

Autoria

Agência FAPESP – A Association for Computing Machinery (ACM), maior sociedade do mundo na área de computação, elegeu sua nova diretoria, da qual faz parte uma pesquisadora brasileira.

Claudia Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, foi um dos dois “members-at-large” eleitos para mandatos de quatro anos, a partir de 1º de julho. O outro foi Theo Schlossnagle, CEO da Circonus.

A professora Cláudia Bauzer
Claudia Bauzer Medeiros representará a maior sociedade do mundo na área de computação. Professora da Unicamp também passa a integrar o conselho da Research Data Alliance (foto: arquivo pessoal)

Diferentemente de diretores, “members-at-large” (membros gerais) não têm papéis específicos. Atuam como representantes do conselho executivo nas relações com os associados da organização. A ACM tem mais de 100 mil associados, com mais da metade de fora dos Estados Unidos, onde fica a sede da instituição. O conselho executivo tem oito membros, de vários países.

Medeiros é membro da coordenação Adjunta – Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa e da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science. Ela é professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, onde trabalha como docente desde 1985.

Coordena grandes projetos multidisciplinares e multi-institucionais em biodiversidade, planejamento agrícola e planejamento ambiental, envolvendo universidades no Brasil e em outros países. Em 1994, criou o Laboratório de Sistemas de Informação (LIS) na Unicamp, um dos primeiros laboratórios de pesquisa no Brasil dedicado a trabalhar em grandes problemas multidisciplinares centrados na gestão de dados científicos.

A ACM também anunciou, no dia 30 de maio, a eleição para presidente de Cherri Pancake, professora emérita da Escola de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Oregon State University e diretora da Northwest Alliance for Computational Science and Engineering. Pancake assumirá em 1º de julho para um mandato de dois anos.

Mais informações: www.acm.org/articles/bulletins/2018/may/acm-new-officers-2018.

Research Data Alliance

Medeiros também foi eleita recentemente para integrar o conselho da Research Data Alliance (RDA), entidade criada em 2013 pela Comissão Europeia, pelo Departamento de Inovação do governo australiano e pelas agências dos Estados Unidos National Science Foundation e National Institute of Standards and Technology.

Com mais de 6,6 mil membros em 135 países, a RDA tem o objetivo de desenvolver infraestrutura social e técnica que permita o compartilhamento aberto de dados. Medeiros será um dos nove conselheiros, com mandato de três anos.

“Fico honrada e feliz com as duas eleições, tanto na ACM, que tem papel de importância notória na área de computação, como na RDA, que tem alcance mundial em tudo o que se refere a gestão e compartilhamento de dados de pesquisa, para todas as áreas do conhecimento. Será também uma oportunidade valiosa de poder representar a comunidade brasileira de computação”, disse Medeiros à Agência FAPESP.