Silas, ex-Seleção, abre exposição sobre a Copa do Mundo

O mês da Copa do Mundo começou na Unicamp com uma exposição de jornais, livros e álbuns de figurinhas de vários momentos do mundial. O evento, promovido pela biblioteca da FEF (Faculdade de Educação Física), foi aberto nesta terça, dia 5, com presença do ex-jogador da Seleção Brasileira, Paulo Silas, que também atuou em diversos clubes do Brasil e internacionais entre 1984 e 2004. Desde então, o atleta vem se dedicando à carreira de treinador. Ele conversou com os alunos sobre carreira no futebol, liderança, espírito de equipe e desafios dos atletas, seja no ingresso, carreira ou aposentadoria. O glamour e o alto retorno financeiro da profissão também foram desmistificados. “Menos de 2% dos jogadores ganham mais de 20 mil reais mensais. A maioria tem salários entre R$1500,00 e R$2500,00”, comenta o esportista.

Silas também apresentou um vídeo com seus principais gols e levou a coleção de camisas, muitas delas presenteadas por colegas de profissão. Ele ainda citou suas apostas para a vitória na Copa: “Além do Brasil, penso que Alemanha, Espanha e França são grandes candidatas ao título, por conta da experiência dos titulares unida à vitalidade de jogadores mais novos”, analisa.

Mostra vai até dia 29 de setembro

A coleção toda da “Gazeta Esportiva” desde 1929, camisas autografadas e edições comemorativas da revista Placar – com Pelé na capa – são algumas atrações da exposição, que é aberta ao público e gratuita até o dia 29 de setembro, na biblioteca da faculdade. Dulce Leocádio, organizadora da mostra, conta que o material é parte do próprio acervo da Unicamp e também foi composto por coleções pessoais de professores e alunos. “Fomos garimpando e selecionando os conteúdos durante alguns meses a fim de trazer materiais de todos os tempos, bem conservados e com muitas curiosidades”.

Palestra com o jogador Silas
O jogador Silas