Programa UniversIDADE terá oficinas em Paulínia

mesa de abertura

Os moradores de Paulínia acima de 50 anos poderão, a partir do próximo semestre, participar das oficinas e palestras do Programa UniversIDADE sem sair da sua cidade. O projeto é uma parceria da Unicamp com a prefeitura local. “Serão oferecidas oito atividades do Programa UniversIDADE, sendo duas de cada uma das quatro áreas temáticas: arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental e sociocultural e geração de renda”, explicou a coordenadora associada do programa, Isabel Cristina Araújo Floriano. O lançamento do projeto foi realizado na segunda-feira (14), no Theatro Municipal da cidade, e contou com a presença do reitor Marcelo Knobel e do prefeito, Dixon Carvalho, entre outras autoridades.

“Com essa parceria estamos ampliando um programa tão bonito e tão interessante que é o UniversIDADE. Nossa intenção é realmente fazer com que a Unicamp chegue mais às pessoas e mostre os benefícios e a importância do seu trabalho para a sociedade em geral”, afirmou o reitor.

prefeito e reitor assinam acordo
Prefeito da cidade de Paulínia, Dixon Carvalho, e reitor Marcelo Knobel assinam parceria

Para o secretário municipal da saúde de Paulínia, Yanko Gonçalves Mello, a parceria significa uma enorme chance de reestabelecer um relacionamento mais próximo com a Unicamp. “É momento mágico de reaproximação entre uma instituição consagradíssima e a nossa prefeitura. A gente tem muita confiança nesse projeto. A gente sabe que os nossos idosos irão gostar e aproveitar muito as oficinas que serão oferecidas”, disse Mello.

Depoimentos de alunos do Programa UniversIDADE

Criado em 2015, no âmbito da então Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, hoje Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), o Programa UniversIDADE desenvolve atividades interdisciplinares com a comunidade, que buscam longevidade e qualidade de vida. Conforme contou Isabel Floriano, o programa trouxe para dentro da Universidade o debate sobre respeito ao idoso. “Perceber que a pessoa que está chegando aos seus 60, 80, 90 anos é capaz de interagir tanto com os alunos de graduação, quanto com os docentes, funcionários e toda a comunidade. Estamos nos abrindo para isso e acho que é o maior ganho da própria Universidade”, ressaltou.

Propostas de oficinas
Estão abertas, até dia 30 de maio, as inscrições para proposição de oficinas para o próximo semestre, no Programa UniversIDADE, em Campinas e Paulínia. Qualquer pessoa pode ser instrutora do Programa. Basta preencher uma proposta no site. O trabalho é voluntário. “Estamos realizando ampla divulgação em Paulínia, para recrutar também instrutores da cidade”, contou Isabel.

Público acompanha abertura das  atividades do Programa UniversIDADE em Paulínia

Comunidade Interna