​HC entrega 71 camas elétricas e equipamentos para oftalmologia

A superintendência do HC entrega nesta segunda-feira (23-04), 71 camas elétricas modelo strike e comemora a meta da gestão, de equipar os 419 leitos do hospital com camas elétricas automatizadas. Os recursos somam R$ 715.680,00 e são de emendas parlamentares do orçamento da União, indicadas para o HC pelos deputados federais Arlindo Chinaglia, Paulo Freire, Sinval Malheiros e pelo senador José Serra. Na ocasião, também serão entregues equipamentos da oftalmologia comprados com emenda do deputado federal Roberto Alves. Os parlamentares estarão presentes.
 
Como havia anunciado na última entrega de 45 camas, realizada em 2015, o coordenador de Administração, professor José Roberto Matos Souza celebra a conquista da meta e o salto na qualidade da hotelaria da instituição. "É indiscutível o padrão de conforto e segurança que as novas camas proporcionam, tanto à equipe de enfermagem, como ao paciente", comenta Matos Souza.
 
Para o coordenador de Assistência do HC, professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho os investimentos representam mais uma etapa dentro dos programas de humanização do hospital e segurança do paciente. "Por ser um hospital de alta complexidade, muitas vezes pacientes e familiares desenvolvem relações ao longo da internação que podem se estender por dias ou semanas e esses cuidados com a hotelaria terão reflexos para todos".
 
As novas camas - totalmente automatizadas - são importadas e proporcionam maior conforto e segurança ao usuário, além de melhor qualidade de trabalho para a equipe de enfermagem, já que são mais leves (termoplástico de alta resistência) e acionadas por controles de comando manuais.
 
Entre outras vantagens as novas camas oferecem vários movimentos feitos por comandos elétricos que permitem posicionar pacientes de até duzentos quilos, e todas possuem a quinta roda que proporciona mais agilidade de deslocamento com giro de 360 graus.
 
As camas elétricas dispõem de freio de dupla ação em diagonal, grades injetadas em material termoplástico de alta resistência, sistema articuláveis e retráteis que permitem o recolhimento para baixo do leito, facilitando a transferência do paciente, com um sistema de trava e destrava acionado por um mecanismo ao lado da grade dando mais segurança ao paciente.
 
Os equipamentos permitem todos os movimentos fawler, sentado, dorso, joelhos, vascular, cardíaco, elevação do leito, trendlemburg e trendlemburg inverso.
 
A substituição das camas de aço começaram em 2009. Muitas delas estavam no hospital desde a inauguração, em 1985, e mesmo operacionais apresentavam várias deficiências de conforto aos pacientes e dificuldades de manuseio por parte dos profissionais de saúde, principalmente da enfermagem.
 
Oftalmologia
Outro avanço tecnológico que será apresentado é um ultrassom biomicroscópio portátil (UBM) com tela em alta resolução e touch screen. O equipamento permite avaliar as estruturas internas do globo ocular (cristalino, cavidade vítrea, retina) e a cavidade orbitária (músculos, nervo óptico, órbita e gordura orbitária), na busca por doenças como cataratas densas, opacidades vítreas, hemorragias vítreas do diabético, pós trauma ocular e uveítes.
 
Outra vantagem do equipamento é o diagnóstico e acompanhamento do crescimento de tumores intra oculares (hemangiomas, melanomas e metastases). O equipamento foi adquirido vai substituir outro com mais de 12 anos de uso. Existe ainda dentro da mesma emenda parlamentar de orçamento da União, a previsão de compra de outros sete equipamentos para oftalmologia do HC, totalizando R$ 350.000,00 .

Caius Lucilius  com Beatriz Bittencourt

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa